Equívocos Frequentes

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Home > Marketing e Publicidade > Equívocos Frequentes Equívocos Frequentes Editar Artigo | Publicado em: 26/04/2011 |Comentário: 0 |

Na construção de programas de fidelização B2B, frequentemente, empresas de diferentes segmentos incorrem em alguns equívocos comuns.

Um dos erros que mais se repete, prejudicial à saúde financeira e ao desenvolvimento do programa, diz respeito à estruturação da base de clientes. Selecionar clientes fora do perfil adequado ou em quantidade insuficiente, ou ainda, investir toda verba de forma homogênea na base compromete a execução do programa, a percepção dos participantes quanto ao valor agregado pelo programa e sua continuidade ao longo do tempo.

Outro erro recorrente é entender o programa como campanha, pontual portanto, e não como processo, esperando retorno no curto prazo. Esta expectativa atua contra um dos principais conceitos que é cultivar a parceria, o relacionamento com o trade no médio e longo prazo. A parceria estabelece um benefício para a marca, que fortalece seu posicionamento no mercado apoiando-se na presença constante no ponto de venda, e para o distribuidor, que pode contar com a contribuição da empresa para o desenvolvimento do seu negócio, dentre muitas outras vantagens para amos os lados.

Relacionamento e fidelização, no âmbito pessoal assim como no empresarial, compartilham de uma premissa básica: sem engajamento e comprometimento não há evolução, e sem evolução, os investimentos não se justificam e a conta não fecha.

Por isso, deixo meu recado para as empresas interessadas em desenvolver seus programas de relacionamento e fidelização: escolham um parceiro que domine esta disciplina e tenha cases de sucesso comprovado no mercado. A experiência e o conhecimento são sempre bons guias, na vida e nos negócios.

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Tatiana Hernandes

Gerente de Marketing da Digitalgest

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