Estratégia de Marketing sem clientes?

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Home > Negócios & Admin. > Vendas > Estratégia de Marketing sem clientes? Estratégia de Marketing sem clientes? Editar Artigo | Publicado em: 04/05/2011 |Comentário: 0 |

Há duas quadras de onde moro, estão lançando um condomínio com apartamento de luxo. Há mais uma quadra, mais um lançamento de condomínio e atraz deste mais um lançamento. Todos de empresas diferentes. O mercado de construção esta em alta e isso é ótimo para o crescimento do pais. Como sou investidor, fui a duas festas de lançamentos para pesquisar melhor. Na primeira festa tinha bungg jumping, palhaços de circo, show de rock, fogos de artifício, brindes, doces, refrigerantes e até massagem. Na segundo festa de lançamento, além de tudo que tinha na primeira, eles estavam fazendo o sorteio de um carro zero. Mas o que notei, é que nas as festas não tinham o mais importante: clientes. Isso mesmo! Tinha corretores, diretores, seguranças e eu. Mas faltava o mais importante para qualquer empresa viver: os clientes. Num bate papo com o corretor, falando sobre investimentos, vendas, apartamentos... Ele desabafou, "Edson, falta clientes nos lançamentos. O pessoal de marketing nunca traz clientes nos lançamentos. O pior é que eles não escutam o pessoal de vendas..." Concluiu o corretor.

Conheço muitos corretores e muitas construtoras. Sei que a maioria dos lançamentos não são assim. Existe até mesmo, festa de lançamento onde a maioria dos apartamentos já estão vendidos. Mas fico imaginando, quem fez a estratégia de marketing para o lançamento daqueles condomínios. Esta pessoa lembrou de tudo, menos dos clientes.

A estratégia e o planejamento de marketing, devem estar em perfeita harmonia com o pessoal de vendas. O pessoal de vendas normalmente tem a carteira dos clientes que ainda não compraram. Estes clientes sempre estão esperando por novidades. Ligar para estes clientes e convida-los como VIPS para a festa, seria um bom começo. A idéia principal é que a estratégia e o planejamento da campanha de marketing, devem atingir todos os clientes e em todos os lugares. Uma estratégia simples para lançar qualquer produtos ou serviço tem quatro etapas. A primeira etapa é um uma campanha forte de marketing na internet. Usando Orkut, Twitter, Facebook, MSN e outros sites de relacionamento como ferramentas para atingir os internautas. A segunda etapa consiste em usar mídia em Outdoors, Man-doors e Panfleteiros em sinaleiras e Bickdoors em bairros e rua movimentadas. Este tipo de mídia atinge o público alvo em seu movimento de ir e vir de carro. A terceira etapa é utilizar os espaços públicos. Neste caso, o marketing esta no meio social dos clientes. Começamos por faculdades, restaurantes, bares, hotéis e em frente á casas de festas que o publico alvo freqüenta e muito mais. A quarta etapa é atingir o cliente alvo, no seu lazer e descanso. Quando falo em colocar mídia na TV, me refiro aos canais abertos com hora e dia selecionados e também a canais de TV á cabo. Quem tem TV á cabo tem potencial de compra ou conhece alguém que quer comprar. Programas de radio que gerem audiência no mínimo para mais de um milhão de pessoas é uma boa idéia. Blitz em jogos de futebol, em praças e shoppings completam a estratégia.

Mas lembre-se, o importante antes de colocar a estratégia em pratica é qualificar o publico alvo. Saber quem, como, quando, onde e por que ele é um cliente alvo define o cliente alvo e lhe diz, por exemplo, se o cliente tem potencial de investimento e quando ele vai comprar.

Com pelo menos um pouco desta estratégia, unida com um bom planejamento, ou seja, realizado em etapas. A festa de lançamento de um condomínio irá ter além dos corretores, diretores e empresários, os tão desejados clientes.

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Édson Ferrari é Palestrante, Escritor, Consultor de Empresarial, Clientólogo e Empresário. Fundador e CEO da SB&A Training. Empresa especializada em realizar palestras, treinamentos e seminários vivenciados utilizando esporte e aventura.Já escreveu os livros, Crescer e Prosperar, O Segredo dos Clientes e A Filosofia da Realização.

Possui cursos de especialização em Gestão de Pessoas, Marketing e Pratitionner em PNL. Possui também mais de dez anos de experiência em vendas, marketing e atendimento ao cliente.

 

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