Quer abrir a caixa preta do recrutamento?

Quer abrir a caixa preta do recrutamento? Artigonal.com - Diretório de artigos gratuitos Diretório de Artigos Gratuitos Porque publicar artigos? Autores Populares Artigos Populares  AResponde Publicar Artigos Login Login via Login via Facebook Cadastro Olá área do Autor Saír if($.cookie("screen_name")) { $('#logged_in_true li span').html($.cookie("screen_name").replace(/\+/g,' ')); $('#logged_in_true').css('display', 'block'); $('#top-authors-tab').css('display', 'none'); } else { $('#logged_in_false').css('display', 'block'); } Email
Senha
Salvar os dados
Esqueceu a senha?
Home > Negócios & Admin. > Gestão > Quer abrir a caixa preta do recrutamento? Quer abrir a caixa preta do recrutamento? Editar Artigo | Publicado em: 26/04/2011 |Comentário: 0 |

Da série BASTIDORES DO VAREJO, de Sergio Muller

É interessante ler o que maioria dos empresários propala, aos quatro cantos deste Brasil, quanto a sua absoluta opinião contra os preconceitos e as discriminações. São verdadeiros paladinos e vorazes defensores da oportunidade para todos. No entanto, cá para nós, a discriminação e o preconceito rondam veladamente a maioria das empresas neste país.

Um dia desses, discutíamos, eu e alguns senhores de empresas, como é difícil o emprego para determinados segmentos de nossa sociedade. Alguns do grupo contestavam a idéia principal da conversa, afirmando que nas empresas deles era assim e assado, e que preconceitos e discriminações não faziam parte de seus princípios. Mas, era discutível e uns não tinham plena convicção se os seus gerentes de divisões e filiais, ou os seus homens de recursos humanos, não usavam desta conduta.

Basta um olhar sobre o quadro de empregados de qualquer empresa para se constatar que o padrão de aparência é sim um dos maiores requisitos para se obter uma vaga. Claro, a candidato admitido deve preencher outros requisitos de praxe, mas não é isto que está em jogo.

Vou me permitir não usar termos elegantes ou normativos para definir as vítimas destas discriminações. Talvez me pronunciando de forma mais prática, na expressão popular, tenha melhores resultados. Então, nada de afros-descendentes, nem obesos e nem excluídos, mesmo porque este é um artigo que os defende.

O que se questiona é que, se um branco e um negro, se um magro ou um gordo, se um bem de vida ou um pobre, tiverem as mesmas aptidões, a escolha recairá invariavelmente no branco, magro e no bem de vida. Questionem os quantos quiserem, mas é o que eu tenho visto por aí. Este é o padrão, tal qual é definido para se desfilar em passarelas. Tanto para homens como para mulheres.

Antes dos (contra) argumentos dos que possam me contestar, é prudente que eles  façam um tour pelas empresas. Comece pelas lojas dos shoppings, entre pelas farmácias, percorra os bancos. Não precisa muita coisa, só um breve passeio e observe durante ele que há, lá dentro destes estabelecimentos, um padrão diferenciado de gente. Repare depois o padrão de gente que anda por fora, nas ruas. Aliás, se você sair demais do perímetro central da cidade, não se assuste, pois você ainda está no Brasil das pessoas bem empregadas. É claro que negros, gordos e pobres também estão empregados, só que em outros padrões de empresas ou na informalidade. Talvez sejam estes os verdadeiros excluídos neste país, pois certamente ocupam uma grande parcela da classe desempregada.

É claro que a discriminação e o preconceito não é invenção brasileira, mas infelizmente dispomos de um belo farnel de hipocrisia neste sentido.

A imposição de vagas nas universidades é um exemplo. Mas nas empresas, quem conserta o problema?

Recentemente, em Porto Alegre, assisti pessoalmente integrantes de uma associação antipreconceito racial discutir com a gerência de uma grande loja de departamentos que o percentual de negros empregados naquele estabelecimento estava decaindo. Mas então, por pressão, havia quotas?

Da boca pra fora somos livres de preconceitos. Mas lá, nos recônditos do nosso caráter, não queremos saber de ter secretárias negras, gordas ou pobres, seja lá a graduação que tiverem...

     

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Retrieved from "http://www.artigonal.com/gestao-artigos/quer-abrir-a-caixa-preta-do-recrutamento-4678561.html" (Artigonal SC #4678561)

Clique aqui para re-publicar este artigo em seu site ou blog. É fácil e de graça! Sergio Muller Sergio Muller - Perfil do Autor:

Sergio Muller é Consultor para os Negócios do Varejo e atua junto a lojistas de pequeno e médio porte. Muller, por sua atividade como executivo durante longos anos numa gigante do varejo brasileiro, dispõe de excelente experiência na gestão varejista, com foco na expansão empresarial através da gestão de estoques.

Perguntas e Respostas Pergunte nossos autores perguntas relacionadas a Gestão... 200 Letras sobrando Pergunte Avaliar artigo 1 2 3 4 5 Voto(s) 0 Voto(s) Feedback RSS Imprimir Email Re-Publicar Fonte do artigo: http://www.artigonal.com/gestao-artigos/quer-abrir-a-caixa-preta-do-recrutamento-4678561.html Palavras-chave do artigo: recrutamento, discriminacao, empregados Artigos relacionados Últimos artigos de Gestão Mais artigos por Sergio Muller Roberto Pierre Rigaud Recrutamento E Seleção Sem Mistério

No passado era comum o Recrutamento e Seleção ter uma postura investigativa a respeito do candidato a empregado, essa postura expunha o candidato a constrangimentos o que nos dias atuais pode causar danos morais.Por muito e muito tempo o Recrutamento e Seleção de candidato a empregado, devido a sua postura investigativa, causava e, continua causando, receio dos candidatos, fazendo-os temerem no processo de seleção.

Por: Roberto Pierre Rigaudl Carreira> Recursos Humanosl 05/08/2009 lAcessos: 1,519 lComentário: 1 Aline Bruzamarello Responsabilidade Social Empresarial - Uma Abordagem Exploratória Ao Tema

Muito comentada e abordada na atualidade, a Responsabilidade Social (RS) é um tema relativamente recente que passou a ganhar força e reconhecimento no Brasil por volta de 1990, como conseqüência ao elevado número de organizações não governamentais que se instalaram no país. Até então, as empresas procuravam manter seus negócios em sigilo absoluto pois agregavam aos mesmos uma única função: obter lucratividade. Conforme o tempo passou, porém, fatores de ordem social fizeram com que a sociedade passasse a exigir uma postura mais correta das mesmas, o que contribuiu com a criação de empresas mais transparentes e o aumento da prática da RS. A partir de pesquisa bibliográfica, o presente artigo explora o tema de forma a abordar seu conceito e apontar os benefícios que proporciona a empresas e sociedade.

Por: Aline Bruzamarellol Negócios & Admin.> Administraçãol 02/04/2009 lAcessos: 1,935 O ciclo político e a democracia participativa

Trabalho elaborado em conclusão ao curso de extensão pela Faculdade Internacional Signorelli em Políticas Públicas. Diz respeito a uma visão particular das dimensões da política como um ciclo infinito e dinâmico.

Por: Carolina Praçal Negócios & Admin.> Gestãol 27/04/2011 Julio Cesar S. Santos A Lei de Pareto na Solução de Problemas Empresariais

Quem Foi Pareto? O Que Diz a Lei de Pareto? Qual a Importância da Regra 80/20 Para a Solução de Problemas Empresariais?

Por: Julio Cesar S. Santosl Negócios & Admin.> Gestãol 27/04/2011 lAcessos: 15 Domingos Ricca A perda prematura de um herdeiro

No contexto do falecimento de Pietro Ferrero, o consultor Domingos Ricca fala sobre o processo de sucessão e os planejamentos para as empresas familiares

Por: Domingos Riccal Negócios & Admin.> Gestãol 27/04/2011 Palestras De Motivação - Palestrante Prof. Menegatti Sua empresa está preparada para as novas mudanças?

A quantidade de informações disponíveis no mundo dobrou nos últimos cinco anos e continua a crescer numa proporção assustadora. Saiba mais...

Por: Palestras De Motivação - Palestrante Prof. Menegattil Negócios & Admin.> Gestãol 26/04/2011 José Vieira Salario felicidade

"Salario Felicidade" é aquele que não se pode mensurar por números, mas, sim pela valorização do ser humano, fazendo que ele sinta-se prestigiado, amado, valorizado, dentro do seu ambiente de trabalho. A formula para implantação deste salário dentro da sua empresa, é muito simples, é só utiulizar a "Lei do Amor".

Por: José Vieiral Negócios & Admin.> Gestãol 25/04/2011 lAcessos: 16 Sergio Muller Você não aguenta mais tanta pressão?

Você, por acaso, é um destes caras que, de tanta pressão, sai do trabalho carregando um elefante nas costas? Sente-se arrasado e com dores diversas no corpo no fim do dia? Imagina-se estrangulando o presidente da empresa? Caso afirmativo, bem vindo ao clube dos frágeis executivos e considere-se feliz por não estar ainda em terapia.

Por: Sergio Mullerl Negócios & Admin.> Gestãol 22/04/2011 lAcessos: 16 Acerca das gerações e das organizações

Temos que observar cada vez mais a dinâmica da estrutura familiar, progressivamente menos hierarquizada a exemplo das organizações. De certa maneira a estrutura familiar e as organizações evoluem lado a lado e estão mais e mais matriciais. Mais de um provedor, mais de um decisor, mais diálogo, processo decisório menos piramidal em prol da maior participação, envolvimento, etc.

Por: valmir mondejarl Negócios & Admin.> Gestãol 21/04/2011 As gerações, as organizações e os ritos de passagem

Cabem àqueles que estão no topo das organizações públicas e privadas olhar verticalmente identificar os grupos, gerações ou tribos, como queira chamar, identificar suas características, atributos e necessidades para que possam assumir suas posições no futuro e prover-lhes treinamento, capacitação de forma estratégica e sobretudo um tutor.

Por: valmir mondejarl Negócios & Admin.> Gestãol 21/04/2011 Sergio Muller Você não aguenta mais tanta pressão?

Você, por acaso, é um destes caras que, de tanta pressão, sai do trabalho carregando um elefante nas costas? Sente-se arrasado e com dores diversas no corpo no fim do dia? Imagina-se estrangulando o presidente da empresa? Caso afirmativo, bem vindo ao clube dos frágeis executivos e considere-se feliz por não estar ainda em terapia.

Por: Sergio Mullerl Negócios & Admin.> Gestãol 22/04/2011 lAcessos: 16 Sergio Muller Não crie monstros em sua empresa!

Em alguma empresa, neste exato momento, um empresário, sem saber e sem querer, pode estar colocando em gestação algum monstro. Como se sabe, numa empresa existe o medíocre, o mediano e o acima da média, e é nesta última carreira que está o óvulo que vai incubar o filhote. Mas, afinal, que monstro é este que será parido na empresa? Para os empresários bem calejados não há nada novo na resposta, mas sempre existirão os incautos e é para eles que escrevo especialmente este artigo. Leia e opine!

Por: Sergio Mullerl Negócios & Admin.> Gestãol 19/04/2011 lAcessos: 14 Sergio Muller Sorria ou vá para a rua!

Todos os lojistas, sem exceção, desejariam ter em suas lojas uma excelência em atendimento. Uma minoria, de fato, tem, alguns pensam que o já tem, outros têm planos e o restante já desistiu faz tempo. A grande verdade é que, quando estamos com a intenção de só olhar, entramos e saímos das lojas por aí afora sem que se dêem conta que existimos. Mas afinal, porque é tão difícil, quase impossível, ter excelência de atendimento?

Por: Sergio Mullerl Negócios & Admin.> Vendasl 16/04/2011 lAcessos: 23 Sergio Muller Ninguém é sempre líder!

Sempre conservei firme convicção de que os lideres são transitórios e forjados por seus resultados do presente momento. Jamais vi alguém que dê prejuízos ser chamado de líder e, o que mais me mostra a experiência, é que muitos daqueles que foram consagradas no lucro, também o foram execrados no déficit.Qual a sua opinião sobre lideres?

Por: Sergio Mullerl Negócios & Admin.> Gestãol 16/04/2011 Sergio Muller Pessoas com prejuizos trazem lucros em uma empresa?

Ora, se os empresários, mesmo com alternativas, se desnorteiam na crise, o que poderíamos esperar da reação das pessoas diante do mesmo problema? Pensaríamos que elas trabalham, diante da crise dos seus orçamentos, com a motivação que espera o empresário? Não estariam elas tão transtornadas e infelizes com a realidade da sua situação financeira?Você acha, sinceramente, que pessoas com prejuizos se dedicam a trazer lucros em uma empresa?

Por: Sergio Mullerl Negócios & Admin.> Gestãol 15/04/2011 Sergio Muller Não acorde os concorrentes!

No fundo, bem lá no fundo, de qualquer um de nós, sempre existirá um pequeno demônio que mexerá com o nosso ego quando soubermos do sucesso do outro. De um jeito meio que hipócrita, sempre mostramos felicidade quando ouvimos das riquezas dos nossos amigos. E por outro lado, aquele que está nos contando tem a intenção principal, além de gabar-se, de nos remeter para baixo. Então só nos resta, como ouvintes, louvarmos as glórias do outro. Como você lida com isto?

Por: Sergio Mullerl Negócios & Admin.> Vendasl 15/04/2011 lAcessos: 11 Sergio Muller Não quer pressão, não gerencie!

O problema é que, na selva que viraram os negócios, as casinhas felizes estão fadadas ao fracasso. Ou será que aquele que fica na lanterna das vendas merece sossego? Ou será que aquele que fica em primeiro nas vendas merece um relax? Não, ninguém merece, porque é preciso que haja pressão e mais pressão, pois, por mais incrível que pareça, tanto as vitórias como as derrotas conduzem a acomodação e ao desestímulo.E você, trabalha sob pressão?

Por: Sergio Mullerl Negócios & Admin.> Gestãol 15/04/2011 Adicionar novo comentário Seu nome: * Seu Email: if($.cookie("screen_name")) { $('#not_logged_in').hide(); } Comentário: *   document.write(''); O código de verificação:* * Campos obrigatoriós Publicar

seus artigos aqui
é de graça e é fácil

Cadastro Menu do autor área do Autor Publicar Artigos Ver/Editar Artigos Ver/Editar P&R Editar Conta Perfil do autor Estatísticas RSS Builder Pessoal área do Autor Editar Conta Atualizar Perfil Ver/Editar P&R Publicar Artigos Perfil do Autor Sergio Muller Sergio Muller tem 8 artigos online Enviar mensagem ao autor Canal RSS Imprimir artigo Enviar a um amigo Re-publicar este artigo Categorias de Artigos Todas as Categorias Arte& Entretenimento Automóveis Beleza Carreira Casa & Família Casa & Jardim Ciências Crônicas Culinária Direito Educação Esportes Finanças Futebol Internet Literatura Marketing e Publicidade Negócios & Admin. Notícias & Sociedade Press Release Psicologia&Auto-Ajuda Relacionamentos Religião & Esoterismo Saúde Tecnologia Turismo e Viagem Negócios & Admin. Administração Atendimento ao Cliente Ger. de Projetos Gerência Gestão Negócio de Casa Negócios Online Pequenas Empresas Vendas Necessita de ajuda? Fale Conosco FAQ Publicar Artigos Guia Editorial Blog Links do Site Artigos Recentes Autores Populares Artigos Populares Encontrar Artigos Sitemap Webmasters RSS Builder RSS Link a nós Informação Empresarial Anunciar O uso deste site constitui a aceitação dos Termos de Uso e da Política de Privacidade | O conteúdo publicado pelos usuários é licenciado sob Creative Commons License.
Copyright © 2005-2011 Ler e Publicar Artigos por Artigonal.com, todos os direitos reservados. Quantcast

View the original article here

NOTEBOOK

Related Posts with Thumbnails