A Terra é azul!


Sempre me comovo com as palavras de Yuri Gagárin proferidas há exatos 50 anos dentro da Vostok 1 (não é uma garrafa de vodka), aquela minúscula e claustrofóbica esfera voadora que serviu para que soubéssemos com certeza a cor do planetinha em que vivemos: A Terra é azul! Gagárin, com seu jeitão peculiar de astronauta caipira, foi capaz de formular uma frase da mais densa poesia, e, pelo que sei, totalmente de improviso.

Seu companheiro de profissão norte-americano, Neil Armstrong , ao pisar na Lua pela primeira vez – oito anos depois do feito de Gagárin, o primeiro homem a navegar o espaço – , também pronunciou uma frase interessante e épica, apesar de um pouco pomposa: Este é um pequeno passo para um homem, mas um grande salto para a humanidade. Uma frase de efeito, sem dúvida, mas desolada e seca como a própria Lua. Gagárin saiu-se melhor no quesito Grandes Frases Proferidas Além Atmosfera.

Assim, emocionado pela fina poesia do poeta astronauta russo, me deparei no jornal com a notícia de que José Sarney propôs a realização de um plebiscito sobre o uso de armas de fogo no Brasil. Ah, Sarney, tinha de me trazer de volta à realidade assim, de forma tão abrupta? Além do oportunismo óbvio e lamentável que a iniciativa revela, há uma outra questão em jogo: desde quando proibir alguma coisa garante que a tal coisa não aconteça? Se fosse assim, seríamos um país livre das drogas, já que elas são proibidas.

Então, Sarney, me explique: não está claro que a proibição das armas só fortaleceria o comércio ilegal e criminoso e injetaria mais poder ao crime organizado? Lembre-se, é difícil comprar armas legalmente no Brasil, e o porte delas proibido. E isso é ótimo. Não foi de maneira legal que o abjeto Wellington comprou seu revólver e imagino que dificilmente ele conseguiria. No entanto, conseguiu comprá-la ilegalmente, e imagino que conseguiria comprar da mesma forma, mesmo que o comércio de armas fosse totalmente proibido. Não seria melhor investir em campanhas de desarmamento e intensificar ainda mais o controle e a repressão ao comércio ilegal de armas? Penso que o Brasil precisa mais de educação, informação e liberdade do que de proibição, censura e oportunismo político.

Loading ... Loading ...

E já que estamos brincando de votar:

Loading ... Loading ...

View the original article here

NOTEBOOK

Related Posts with Thumbnails