A importância da pesquisa e a contribuição da observação por meio do estágio para a formação docente

Home > Educação > Ensino Superior > A importância da pesquisa e a contribuição da observação por meio do estágio para a formação docente Editar Artigo | Publicado em: 12/05/2011 |Comentário: 0 |

No mundo globalizado que vivemos atualmente, com as tecnologias avançadas e se transformando rapidamente, tem se exigido que o profissional da educação faça cursos de aperfeiçoamento para se renovar constantemente, intensificando a necessidade de formar professores/pesquisadores. O problema é que, ainda hoje, teoria e prática são trabalhadas e estudadas separadamente, ampliando a dicotomia e deixando os profissionais que estão se formando com a função de estabelecer uma relação dinâmica entre elas, pois não há teoria se não houver prática, e toda prática deve estar vinculada, nem que seja minimamente, a uma teoria. É na pratica que construímos e reconstruímos as teorias para que delas possamos fazer uso da maneira adequada a cada situação.  Por isso é extremamente necessário que o profissional e os estudantes da área da educação mantenham-se sempre atualizados e em constante processo de formação, sempre realizar estudos e pesquisas para aperfeiçoar suas práticas pedagógicas no cotidiano escolar, procurando pesquisar/investigar através de suas próprias práticas. A pesquisa faz com que o profissional docente se torne mais crítico, reflexivo, auxiliando-o no momento do preparo de seu planejamento, de suas aulas, tornando-as mais atrativas e instigantes. A partir daí, fica mais fácil tornar o processo ensino-aprendizagem um sucesso.

É preciso despertar nos educadores um olhar investigativo e fazê-lo entender que a teoria e a prática caminham juntas. Mostrar sensibilidade na forma de olhar o que nos circunda, na forma de sentir e compreender as pessoas e os fatos. Principalmente na escola, precisamos educar o nosso olhar e sensibilizá-lo para percebermos cada aluno individualmente, descobrir seus problemas e dificuldades e achar meios de solucioná-los, para enxergar além das aparências e ver um conteúdo que só aqueles que desenvolveram sua sensibilidade serão capazes de ver, só aqueles que têm o coração aberto serão capazes de sentir.

A fase de observação é de fundamental importância para o estágio, pois a partir daí tem-se a oportunidade de conhecer a escola campo de estágio, seu funcionamento, os profissionais que nela atuam e principalmente os educandos com os quais irá se relacionar, podendo assim através de entrevistas, atividades de diagnóstico e conversas informais perceber as necessidades dos alunos e a partir daí pesquisar formas adequadas de intervenções, que promovam o desenvolvimento das crianças. É o momento ideal para aguçar o olhar crítico-reflexivo sobre a educação e o instinto de educador-pesquisador na busca de soluções para os problemas observados na escola. Esse primeiro contato também favorece a construção da afetividade entre os estagiários e os alunos, facilitando o relacionamento em sala de aula e permitindo conhecer as particularidades de cada um para poder pensar antecipadamente sobre a melhor maneira de lidar com as individualidades.

É no estágio que nós, estudantes de pedagogia, temos a oportunidade de observar as práticas educacionais e relacioná-las com as teorias estudadas. O estágio é o momento mais propício de se aprender a profissão através da experiência prática e da observação. No estágio vivenciamos a realidade da escola e temos a oportunidade de adquirir e aperfeiçoar competências, refletir sobre a educação, aprender a observar e a trabalhar a partir das necessidades especificas dos alunos que a frequentam, possibilitando um aprendizado significativo para suas vidas.

(Artigonal SC #4762272)

Clique aqui para re-publicar este artigo em seu site ou blog. É fácil e de graça! Lílian Agta Amorim

A presente pesquisa visa apresentar um relato sobre o Estagio Supervisionado I bem como uma reflexão sobre a pesquisa desenvolvida junto ao Projeto de Fibrose Cística, tendo como principal finalidade compreender sua dinâmica e realidade. O levantamento dos dados aconteceu através de questionário não estruturado onde os profissionais de saúde tiveram a oportunidade de descrever o cotidiano do projeto e suas atividades, assim como as melhorias na qualidade de vida do paciente.

Por: Agta Amoriml Educação> Ensino Superiorl 06/10/2009 lAcessos: 1,845 lComentário: 1 Tania Maria da Silva Nogueira

O intuito deste trabalho é reunir conhecimentos teóricos e práticos submetidos a pesquisa de ambos, buscando uma visão integrada dos aspectos legais e norteadores da práxis pedagógica, seus meios de aplicação referentes ao sistema educacional, onde o hoje estagiário amanhã profissional estará inserido.

Por: Tania Maria da Silva Nogueiral Educaçãol 17/02/2010 lAcessos: 3,796 lComentário: 1 Sinéia Maia Teles Silveira

A partir de uma reflexão crítica acerca do ensino de Língua Portuguesa, busca explicitar angústias, dilemas e entraves percebidos e vivenciados pelo estudante de Letras durante seus Estágios Supervisionados de observação, co-participação e regência. Faz uma retrospectiva acerca da implantação de teorias lingüísticas, evidenciando o descompasso entre os avanços destas e o ensino de língua. Em seguida, assinala os problemas mais comuns associados à prática docente nesta área, apontando alternativas que visam a viabilizar um ensino produtivo, pautado em uma proposta sociointeracionista, respaldada na pedagogia de projetos.

Por: Sinéia Maia Teles Silveiral Educação> Ensino Superiorl 23/10/2008 lAcessos: 10,344 lComentário: 4 Eduardo Antônio Kremer Martins

Sendo o estágio uma forma rápida de inserção na unidade empregadora e inexistindo quaisquer encargos trabalhistas desta relação, o que ocorre muitas vezes na realidade é um desvirtuamento do fim primeiro – o aprendizado – e o uso do estagiário para atividades não condizentes com os currículos escolares. A descaracterização do contrato de estágio e a criação do vínculo de emprego são os temas do presente estudo.

Por: Eduardo Antônio Kremer Martinsl Direito> Doutrinal 15/09/2008 lAcessos: 1,832 lComentário: 2

A premissa principal deste trabalho acadêmico gira em torno de uma consultoria empresarial. Atualmente, os desafios empresariais estão se agravando em decorrência da pressão e redução dos custos, competitividade cada vez maior, margens de lucro menores, entre outros, são exemplos de variáveis fatores que estão causando estes desafios. Diante disso, empresas estão buscando consultorias para minimizar obstáculos. Consultoria é: O serviço prestado por uma pessoa ou grupo de pessoas, independente

Antonio Gil Castinheiras Neto

Como estudantes de pós-graduação, vocês encontrarão muitas questões éticas em pesquisa e no trabalho acadêmico. Neste capítulo chamamos sua atenção para muitas destas questões e oferecemos um sistema para a discussão e tomada de decisão. Todavia, as escolhas nem sempre serão bem definidas. Os principais tópicos a serem apresentados incluem má conduta em ciência, trabalhar com corpo docente e outros estudan¬tes de pós-graduação, utilização de pessoas como sujeitos em pesquisa...

Por: Antonio Gil Castinheiras Netol Saúdel 22/04/2009 lAcessos: 4,043 lComentário: 2

Está procurando por estágios? Saiba como preparar o seu currículo antes de enviá-lo.

Por: cathoonlinel Carreira> Carreiral 21/08/2009 lAcessos: 323 Joilson Aleixo da Silva

Este trabalho apresenta algumas reflexões em torno da prática de Estágio em Coordenação e Gestão Escolar.

Por: Joilson Aleixo da Silval Educaçãol 25/08/2009 lAcessos: 2,390 lComentário: 2

Querer saber mais não é só querer saber o que os outros sabem (teóricos) – é saber para poder saber de um outro jeito diferente daquele que sabem os outros (teóricos).

Hoje em dia podemos utilizar a tecnologia para assistenciar o professor no processo ensino-aprendizagem. O educador tem que estar em constante processo de pesquisa e atualização para conseguir passar para os seus alunos tudo o que a tecnologia pode proporcionar.

Rodnei Vecchia

Transformar lixo em atividades produtivas é um dos melhores caminhos para construir uma sociedade sustentável.

A liderança, compreendida como um processo de influenciação, no jogo do poder e de alternânciae na sociodinâmica das relacões humanas, é assimétrica porquanto contribui para as diferenças individuais, porém, é situacional, circunstanciada, necessitando, permanentemente, ser legitimada e referendada pelos protagonistas dentro de um processo de convivência. Admite-se a liderança como um processo salutar de gestão.

nicolas de britos

a Psicologia é uma ciência que interpreta os problemas educacionais das crianças. neste contexto para que ela faça o seu trabalho de forma coerente utiliza varios metodos como o metodo expermental, psicanalitico e outros, e por sua vez ela recorre a outras disciplinas para o seu estudo.

Esta pesquisa destina-se à análise de um texto publicitário da marca Bombril, que enfoca alguns procedimentos discursivos fornecidos pela Análise do Discurso. Portanto, a seguinte análise não almeja simplesmente saber o que o texto diz, mas sim entender como esse texto significa, ultrapassando os limites da interpretação e abrangendo também o ato de compreender.

Públio Athayde

Revisar um texto é o processo técnico que visa torná-lo melhor que ele se apresenta. Qualquer texto pode e deve passar por contínuas revisões, a cada reapresentação ou reedição.

Marcos de Lima Moreira

Em busca de um novo rumo, homens e mulheres chegavam à cidade em busca de uma vida melhor, com emprego e moradia. Vale ressaltar que grande parte dos atuais moradores de São Bernardo são migrantes, cerca de 73% desses são da categoria de trabalhadores metalúrgicos.

Querer saber mais não é só querer saber o que os outros sabem (teóricos) – é saber para poder saber de um outro jeito diferente daquele que sabem os outros (teóricos).

Hoje em dia podemos utilizar a tecnologia para assistenciar o professor no processo ensino-aprendizagem. O educador tem que estar em constante processo de pesquisa e atualização para conseguir passar para os seus alunos tudo o que a tecnologia pode proporcionar.


View the original article here

NOTEBOOK

Related Posts with Thumbnails