Revisando seus textos

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Home > Educação > Ensino Superior > Revisando seus textos Revisando seus textos Editar Artigo | Publicado em: 09/05/2011 |Comentário: 0 |

O que é revisar um texto?

Revisar um texto é o processo técnico que visa torná-lo melhor que ele se apresenta. Qualquer texto pode e deve passar por contínuas revisões, a cada reapresentação ou reedição. A palavra revisar vem do latim revisere, significa nesse contexto ver de novo, examinar novamente, visar outra vez, e é algo diferente de rever simplesmente, pois implica a disposição para modificação e melhoria.

Mas não é só consertar ortografia, pontuação, gramática?

Claro que não! Na verdade isso é importante, mas a maioria dos programas de edição de texto já faz a maior parte desse trabalho. O trabalho do revisor fica abreviado por esses programas, sim, mas isso representa apenas um ganho de tempo para o autor e o revisor, não uma solução do problema. Revisar o texto inclui melhorá-lo em todos os aspectos, basicamente fazendo dele uma melhor ferramenta de comunicação entre o autor e o leitor. Eu diria que revisar é consertar o que estiver errado e concertar – assim com "c", para que tudo esteja em harmonia!

Bem, então é uma questão de reordenar frases, evitar repetições, vícios de linguagem?

Sim, também isso! Essas questões ortográficas, gramaticais e de estilo são partes do processo amplo da revisão de texto, algumas vezes são chamadas de preparação do texto, outras de copydesk, ou de revisão primária, secundária até a revisão final – que nunca é a última mesmo, mas apenas significa que é preciso entregar o trabalho.

E o autor não pode revisar seu próprio texto, se ele for bom de português?

Todo autor lê e relê muitas e muitas vezes o que ele escreve. Todos fazemos isso. Mas o processo de revisão, como modernamente o compreendemos, pressupõe alteridade – o que quer dizer que é necessária outra pessoa, de fora do processo de criação do texto, para revisá-lo com isenção e distanciamento. As pessoas que estão envolvidas na criação do texto, autor ou autores estão muito próximas dele, podem deixar passar lapsos por terem uma leitura já apressada, ou pior: podem não perceber as dificuldades que uma pessoa de fora teria em compreender as informações e argumentos. Então, é necessária outra pessoa, ou outra equipe para a revisão do texto, principalmente se for um texto formal, destinado à publicação, seja pela edição, defesa ou qualquer outra mídia.

Vejo que a revisão é mais importante que eu supunha. O que mais está envolvido na revisão, por exemplo, de um texto acadêmico?

Escrever é um processo de criação, no caso do texto acadêmico, a criação está comprometida com a apresentação de uma verdade suposta, de um conhecimento produzido ou de analises sobre conhecimentos anteriores – quando não for tudo isso. Esse texto tem características próprias, diferentes do texto literário ou jornalístico, por exemplo, portanto requer uma estrutura própria de apresentação das informações, dos argumentos e das conclusões obtidas; muitas vezes essa estrutura é formal, uma forma mesmo que limita a criatividade, e cumpre ao revisor, em tal caso, verificar se o texto ficou bem amarrado em tais parâmetros.

O que é visto e revisado no texto, além dos elementos básicos e do contexto?

Há muitas coisas a serem consideradas, o contexto e a orto-sintaxe, postos como integrantes das fases iniciais do processo de revisão; o profissional – o revisor de textos – poderá em seguida considerar fatores como o equilíbrio das informações, a lógica argumentativa em cada tópico, que pode ser do mais genérico ao particular ou ao contrário, pode haver argumentos dedutivos ou indutivos, se há paralelismo ou gradação nas ideias, se há omissões relevantes entre dados e argumentos, se existe homogeneidade na apresentação de dados, se há amarração entre todos os pontos levantados e as conclusões obtidas. Claro que o autor faz isso, e todos os demais envolvidos na redação também – mas aqui estamos falando de revisar, repetir os processos de verificação com método, isenção e distanciamento, para aperfeiçoamento do produto, sendo que produto aqui é o texto.

Bem, já sinto que não acaba aqui; então revisão é um processo demorado?

Revisão de texto, mais que um processo demorado, é um processo contínuo. A interferência do revisor profissional no texto, normalmente verificada imediatamente entre a conclusão do texto e sua divulgação, é sempre mais superficial que deveria ser. Mas ela sempre cumpre, de acordo com a condição possível, sua função de melhorar o texto, no contexto da pressa dos autores e cumprimento dos prazos. Também existe, como fator de limitação do trabalho do revisor e sua equipe, o orçamento disponível para o serviço e a capacidade pagadora do cliente. Normalmente, o revisor ou a equipe trabalham com o critério de três ou quatro visitas ao texto, em cada uma delas sendo checadas determinadas coisas. São as fases da revisão. Mas, para excelência, a revisão deveria ter um ciclo maior, com mais fases e com algum circunlóquio – retorno a fases anteriores; naturalmente, isso demandaria bem mais trabalho, tempo e dinheiro. A revisão de textos ajusta a necessidade à possibilidade existente, fazendo o melhor possível no contexto – sim, novamente o contexto!

Quais são as etapas deste processo de revisão de textos?

A primeira etapa, que recebe muitos nomes, eu a chamo de revisão primária – é a fase em que são eliminados os principais erros de digitação, de lapsos, de repetições. Espaços indevidos, palavras coladas umas nas outras ou na pontuação antecedente, repetições excessivas de determinadas expressões são alguns quesitos a que se procedem então. De certa forma, a rotina dos trabalhos e a divisão de tarefas a cada fase é bem particular de cada revisor e de uma equipe de revisão, muitas vezes sendo considerada o "segredo industrial" do ramo. Basicamente, as etapas vão do geral a cada particularidade, depois voltando ao geral, assim o texto vai sendo aperfeiçoado em bloco, todo ele em conjunto.

E depois de revisado, o texto está pronto para imprimir ou apresentar?

Pronto o texto estava antes de ser revisado, e pronto o texto nunca está. Pronto é quando o texto vai para a revisão, quando ele volta dos revisores, ele não está pronto mais: muito nele terá sido modificado e caberá ao autor considerar as sugestões dos revisores. Isso mesmo, sugestões; os revisores apresentam sugestões a serem consideradas pelo autor, afinal o texto tem dono. Assim, cumpre ao autor, depois da revisão, deliberar sobre as interferências do revisor. É certo que o autor não vai reverter lapsos ortográficos, concordância ou outros elementos mais simples em que houver interferência, mas em uma frase que tenha parecido ambígua ao revisor o sentido pode ter sido invertido! É esse o problema da ambiguidade: pode ser entendido o contrário do que se pretendia apresentar. É comum haver troca de informações entre autores e revisores durante o processo, e os critérios e compreensão dos assuntos vão se afinando... Mas aqui estamos falando de uma revisão ideal, aquela rara em que não há premência, o tempo sempre foge por entre os dedos.

E os revisores cortam partes do texto do autor?

Depende muito, pequenas "amputações" sempre são feitas, há excessos de artigos, excessos de preposições, e palavras desnecessárias. O que sobra, o que não é fundamental à ideia é suprimido. Isso ocorre principalmente no texto acadêmico, normalmente muito "enxuto" é como ele deve ficar. Claro que existem textos acadêmicos, em diversas áreas, que incluem elementos estéticos, mas isso não ocorre, por exemplo, nas áreas tecnológica e biomédica. Há ainda parágrafos inteiros que se repetem! É muito comum o autor usar um parágrafo num fragmento do texto longo, usá-lo depois em outro fragmento e ao juntar as partes o segmento ficar duplicado. Claro que esse é um caso de corte. Um tipo de específico de revisão, o copydesk também pode incluir cortes para redução do tamanho do texto ou sua readaptação a outros fins. Mas nunca o revisor de textos poderá, por exemplo, cortar algo de que não tenha gostado, algo assim não. Já deu para notar que cortar é mais um elemento contextual.

Não deixe de ler no blog da Keimelion: Revisando seus textos - Foco em revisão de teses e dissertações - Como escrever bem

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Nasci, o parto foi natural. Tentaram me educar, hoje eu mesmo tento. Fiz o que todo mundo faz, até os 14 anos; como ninguém conta, eu também não. O resto só fui fazer depois de formado. Fui educar os outros, nem tive o mesmo sucesso dos que tentaram comigo. De 1961 em diante, queria que os anos tivessem 11 meses, detesto dezembro. Plantei árvore, cortaram. Escrevi livros, publiquei, não compraram. Compus uma música, gravei – mas até eu esqueci a letra. Pinto, mas nunca vendi nada. Quando estive em Paris nevava e chovia; em Lisboa, de tarde, arrefecia; Roma continuava cheia de romanos – me disseram que os bárbaros tinham tomado a cidade, mas acho que não. Sempre que posso esqueço o que ia dizer. Só lembro o nome das pessoas quando não preciso. Não sei de cor nenhum poema todo. Tenho medo de tédio e de solidão.

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