Sistema de avaliação dos colaboradores

Sistema de avaliação dos colaboradores Artigonal.com - Diretório de artigos gratuitos Diretório de Artigos Gratuitos Porque publicar artigos? Autores Populares Artigos Populares  AResponde Publicar Artigos Login Login via Login via Facebook Cadastro Olá área do Autor Saír if($.cookie("screen_name")) { $('#logged_in_true li span').html($.cookie("screen_name").replace(/\+/g,' ')); $('#logged_in_true').css('display', 'block'); $('#top-authors-tab').css('display', 'none'); } else { $('#logged_in_false').css('display', 'block'); } Email
Senha
Salvar os dados
Esqueceu a senha?
Home > Carreira > Carreira > Sistema de avaliação dos colaboradores Sistema de avaliação dos colaboradores Editar Artigo | Publicado em: 13/05/2011 |Comentário: 0 |

Por Sonia Jordão

Trabalhava em uma indústria como gerente comercial e da qualidade, quando assumi também a gerência administrativa. Nesse momento senti que seria interessante implementar algum meio de avaliar o comportamento dos profissionais. Criei então um sistema próprio e, semestralmente, pedia que cada profissional se avaliasse, dando uma nota para si mesmo em cada critério. Após eles fazerem isso eu comentava cada item e também dava minha nota. Procurava achar algum item no qual o profissional se destacasse para dar nota máxima ou pelo menos perto dela, com o intuito de motivá-lo. Conversava abertamente mostrando os pontos em que ele poderia melhorar. O resultado foi surpreendente: praticamente todos melhoraram seu desempenho.

Nas avaliações procurava mostrar a cada colaborador que todas as organizações esperam que seus colaboradores consigam obter nota máxima em todos os critérios e não só aquela indústria. Queria que entendessem que eles deveriam buscar o crescimento por eles mesmos, pois assim se tornariam melhores profissionais.

Acredito que é preciso ter sensibilidade em momentos de avaliação, porque na maioria das vezes as pessoas acham que os outros não os observam e nem percebem seus defeitos. É muito difícil escutar onde estamos deficientes, mas isso é fundamental para nosso crescimento pessoal e profissional. Ao avaliar alguém, é bom também elogiar os aspectos positivos. Quando alguém recebe um bom "rótulo" sentir-se-á na obrigação de mantê-lo.

As avaliações surtem grandes efeitos nas pessoas, independentemente da formação e/ou cargo. Porém, acredito que o mais importante é o avaliador fazer isso utilizando alguns critérios. Além de ter sensibilidade, é importante que não tenha rancores em relação ao avaliado, para não feri-lo. A chave do sucesso de uma avaliação está mais no avaliador que no avaliado.

Com o tempo fui adaptando os critérios utilizados e agrupando alguns que eram afins. Os critérios em que cada profissional era avaliado são os seguintes: pontualidade, assiduidade, aplicação do programa 5S, trabalho em equipe, qualidade do trabalho, produtividade, disciplina, desenvolvimento profissional, responsabilidade por ferramentas e máquinas, conhecimento do trabalho, contribuição, flexibilidade, participação, novas ideias/criatividade, iniciativa, apresentação de problemas e soluções, comportamento, cordialidade, relacionamento interpessoal, uso de equipamentos de segurança.

Pouco tempo depois desenvolvemos um manual de integração, no qual todos os critérios eram explicados. A equipe melhorou mais ainda.

Hoje sei que se alguém quiser garantir seu emprego e ainda ser promovido é suficiente conseguir ser muito bom em todos os critérios. Agora é claro que isso não é nada fácil. Ser bom em tudo é meta para ser alcançada com muito trabalho.

Então, se quiser ser um profissional do tipo indispensável na organização onde trabalha, seja o melhor possível na maioria dos critérios e evite ser ruim em qualquer um deles. É preciso buscar fortalecer seus pontos fortes e minimizar o máximo possível os pontos fracos, desenvolvendo-se cada vez mais.

Retrieved from "http://www.artigonal.com/carreira-artigos/sistema-de-avaliacao-dos-colaboradores-4766366.html" (Artigonal SC #4766366)

Clique aqui para re-publicar este artigo em seu site ou blog. É fácil e de graça! Sonia Jordão Sonia Jordão - Perfil do Autor:

Sonia Jordão é especialista em liderança, palestrante e consultora organizacional. Autora do livro: "A arte de Liderar – Vivenciando mudanças num mundo globalizado", e dos romances corporativos: "E agora, Venceslau? - Como deixar de ser um líder explosivo" e \\\"E agora, Lívia? - Desafios da liderança\\\". Sites: www.soniajordao.com.br,  www.tecernegocios.com.br e www.umnovoprofissional.com.br. Blog: http://soniajordao.blogspot.com

Perguntas e Respostas Pergunte nossos autores perguntas relacionadas a Carreira... 200 Letras sobrando Pergunte Avaliar artigo 1 2 3 4 5 Voto(s) 0 Voto(s) Feedback RSS Imprimir Email Re-Publicar Fonte do artigo: http://www.artigonal.com/carreira-artigos/sistema-de-avaliacao-dos-colaboradores-4766366.html Palavras-chave do artigo: sonia jordao Artigos relacionados Últimos artigos de Carreira Mais artigos por Sonia Jordão Sonia Jordão Líderes precisam ser exemplares

Líderes não temem aproveitar boas idéias e não dizem que essas são suas. Mais do que isso: não temem falar para todo mundo que a idéia foi de um colaborador. Saber reconhecer os talentos, prestar atenção no que o colaborador está fazendo e valorizar o esforço dele são práticas comuns aos líderes.

Por: Sonia Jordãol Carreira> Carreiral 12/04/2011 lAcessos: 22 Sonia Jordão Liderando nas empresas num mundo em mudanças

Um líder é alguém capaz de tirar um grupo de onde ele está e levá-lo onde deveria estar. Ele ajuda as pessoas a entenderem os porquês e o que devem fazer para chegar lá.

Por: Sonia Jordãol Carreira> Carreiral 23/03/2011 lAcessos: 47 Sonia Jordão Lideranças e virtudes

A grande diferença está nos resultados e objetivos a ser atingidos. No mundo corporativo, geralmente, precisa-se atingir metas financeiras e melhorar a produtividade, entre outras situações.

Por: Sonia Jordãol Carreira> Carreiral 16/03/2011 lAcessos: 41 Sonia Jordão Passando por uma avaliação 360º

Dentre as lições que aprendi a que marcou mais profundamente foi o fato do ser humano, por mais que se ache forte e preparado, sempre achar que as pessoas ao seu redor não percebem seus defeitos. Então, surpreende-se ao descobrir que os outros o conhecem tão bem, ficando difícil que aceite críticas

Por: Sonia Jordãol Negócios & Admin.> Gestãol 01/02/2011 lAcessos: 53 Sonia Jordão É dando que se recebe

A vida tem me mostrado que somos premiados com o aumento de nosso conhecimento quando compartilhamos o que sabemos. Um amigo me disse uma vez que colhemos o que plantamos em maior quantidade e na mesma espécie. Então, primeiro procuro ajudar os outros e, com isso, tenho observado que sou ajudada por eles sempre que preciso.

Por: Sonia Jordãol Carreira> Carreiral 24/01/2011 lAcessos: 15 Sonia Jordão Falando de mudanças em organizações

Atualmente, é bom que os colaboradores pensem de forma diferente, trabalhem inteligentemente, busquem alternativas para os processos e, principalmente, se relacionem de maneira mais amigável.

Por: Sonia Jordãol Carreira> Carreiral 17/01/2011 lAcessos: 58 Sonia Jordão O processo de sucessão nas empresas familiares

Um bom planejamento visa à escolha e preparação adequada dos sucessores, a administração de conflitos, a descentralização do poder, a realização de um plano de desligamento gradual do fundador, e a conscientização da família da importância na participação do processo de sucessão.

Por: Sonia Jordãol Carreira> Carreiral 10/01/2011 lAcessos: 85 Sonia Jordão O relacionamento do líder com seus clientes

Mas, como saber o que o cliente deseja e necessita? Só mesmo perguntando a ele.

Por: Sonia Jordãol Negócios & Admin.> Vendasl 04/01/2011 lAcessos: 27 Como lidar com relacionamentos dentro do ambiente de trabalho?

Com o ritmo de trabalho cada vez mais acelerado, torna-se cada vez mais comum as pessoas passarem mais tempo em convívio com colegas de trabalho do que qualquer outro grupo de relacionamento. O resultado são histórias de casais que começaram a se conhecer melhor, se não na empresa, por intermédio do trabalho.

Por: Cristiane Dubenal Carreira> Carreiral 13/05/2011 Você trabalha onde gostaria ?

Você está trabalhando onde gostaria de trabalhar?Pesquisas revelam que grande parte da população não estão satisfeitas com seu emprego atual ,tudo porque não é aquilo que sempre sonhou em fazer .

Por: emersonrochal Carreira> Carreiral 11/05/2011 Você precisa de renda extra ?Veja como conseguir

Muitas pessoas estão procurando uma forma de ganhar uma renda para ajudar no seu orçamento e acabam indo atrás de alguma oportunidade ,mas na maioria das vezes nem sabem onde procurar .A resposta pode ser bem simples ;"NA INTERNET". Isto porque a internet esta abrindo várias oportunidades e negócio para pessoas que não tem experiências ou nunca trabalharam com este método .Mas fique tranquila(o) ,porque muitas pessoas que estão se dando bem hoje não sabia e nem conhecia certas oportunidade

Por: emersonrochal Carreira> Carreiral 09/05/2011 Sonia Jordão O líder e sua equipe

Agora, para uma equipe funcionar bem é preciso que seja capaz de andar por suas próprias pernas. Ela precisa de todos, mas tem que ser independente, tem que ser capaz de atingir seus objetivos se algum de seus membros não estiver presente.

Por: Sonia Jordãol Carreira> Carreiral 03/05/2011 lAcessos: 11 Mauricio Sampaio As pessoas são responsáveis pelo sucesso e fracasso de sua empresa

Verdade! Uma empresa pode estar fadada ao insucesso ou ao sucesso por um único motivo, as pessoas! Este conceito não é tão recente, apesar de, só agora, a mídia e os empresários se darem conta de tal importância.

Por: Mauricio Sampaiol Carreira> Carreiral 01/05/2011 lAcessos: 16 Mauricio Sampaio Educação, de mocinha a vilã das empresas

Depois de muito tempo é que as empresas estão percebendo quem é o grande vilã do crescimento, a educação.O Brasil e o mundo estão entrando numa grande crise, dessa vez não é da falta de oportunidades, mas da falta de mão de obra qualificada...

Por: Mauricio Sampaiol Carreira> Carreiral 01/05/2011 O 1º Salário a gente nunca esquece

A falta de experiência com a grana, os impulsos consumistas, e a facilidade de obter crédito na praça, fazem com que muitos jovens percam o controle financeiro. O que fazer para manter as coisas nos trilhos?

Por: Samuel Azevedol Carreira> Carreiral 30/04/2011 Trader esportivo: uma nova profissão

Conheça um dos mercados que mais cresce no mundo e ganhe dinheiro através de seu esporte de interesse

Por: Juliano Fontes de Sousal Carreira> Carreiral 28/04/2011 Sonia Jordão O líder e sua equipe

Agora, para uma equipe funcionar bem é preciso que seja capaz de andar por suas próprias pernas. Ela precisa de todos, mas tem que ser independente, tem que ser capaz de atingir seus objetivos se algum de seus membros não estiver presente.

Por: Sonia Jordãol Carreira> Carreiral 03/05/2011 lAcessos: 11 Sonia Jordão Líderes precisam ser exemplares

Líderes não temem aproveitar boas idéias e não dizem que essas são suas. Mais do que isso: não temem falar para todo mundo que a idéia foi de um colaborador. Saber reconhecer os talentos, prestar atenção no que o colaborador está fazendo e valorizar o esforço dele são práticas comuns aos líderes.

Por: Sonia Jordãol Carreira> Carreiral 12/04/2011 lAcessos: 22 Sonia Jordão Líderes autoritários, espécies em extinção

Nos dias de hoje, se os resultados e metas não são atingidos como programados alguém acaba pagando caro por isso dentro das organizações. Mesmo sendo um profissional comprometido, empenhado, competente e com um currículo espetacular é preciso não só alcançar, mas também superar os objetivos esperados.

Por: Sonia Jordãol Carreira> Carreiral 06/04/2011 lAcessos: 35 Sonia Jordão Liderar X Administrar X Gerenciar. Desmistificando conceitos

As Organizações acreditam que precisam criar certa hierarquia, independentemente de serem governamentais ou não, particulares ou religiosas. Para isso criam uma estrutura organizacional onde dispõem as funções a serem exercidas pelas pessoas. Determinam cargos, onde um é superior a outro, geralmente fazem um organograma dispondo as diversas funções.

Por: Sonia Jordãol Carreira> Carreiral 29/03/2011 lAcessos: 47 Sonia Jordão Liderando nas empresas num mundo em mudanças

Um líder é alguém capaz de tirar um grupo de onde ele está e levá-lo onde deveria estar. Ele ajuda as pessoas a entenderem os porquês e o que devem fazer para chegar lá.

Por: Sonia Jordãol Carreira> Carreiral 23/03/2011 lAcessos: 47 Sonia Jordão Lideranças e virtudes

A grande diferença está nos resultados e objetivos a ser atingidos. No mundo corporativo, geralmente, precisa-se atingir metas financeiras e melhorar a produtividade, entre outras situações.

Por: Sonia Jordãol Carreira> Carreiral 16/03/2011 lAcessos: 41 Sonia Jordão Conheça sua equipe

Busque conhecer seus colaboradores. Entenda que as pessoas são diferentes em função do que herdam de seus antepassados e também em função da maneira como foram criadas, da sua experiência de vida.

Por: Sonia Jordãol Carreira> Carreiral 22/02/2011 lAcessos: 14 Sonia Jordão Bons técnicos, bons líderes

Para ser considerado um líder exemplar é preciso conseguir ótimos resultados com a equipe. No esporte não seria diferente, uma vez que o objetivo é o mesmo: alcançar resultados através da influência sobre as pessoas.

Por: Sonia Jordãol Carreira> Carreiral 15/02/2011 lAcessos: 41 lComentário: 1 Adicionar novo comentário Seu nome: * Seu Email: if($.cookie("screen_name")) { $('#not_logged_in').hide(); } Comentário: *   document.write(''); O código de verificação:* * Campos obrigatoriós Publicar

seus artigos aqui
é de graça e é fácil

Cadastro Menu do autor área do Autor Publicar Artigos Ver/Editar Artigos Ver/Editar P&R Editar Conta Perfil do autor Estatísticas RSS Builder Pessoal área do Autor Editar Conta Atualizar Perfil Ver/Editar P&R Publicar Artigos Perfil do Autor Sonia Jordão Sonia Jordão tem 76 artigos online Enviar mensagem ao autor Canal RSS Imprimir artigo Enviar a um amigo Re-publicar este artigo Categorias de Artigos Todas as Categorias Arte& Entretenimento Automóveis Beleza Carreira Casa & Família Casa & Jardim Ciências Crônicas Culinária Direito Educação Esportes Finanças Futebol Internet Literatura Marketing e Publicidade Negócios & Admin. Notícias & Sociedade Press Release Psicologia&Auto-Ajuda Relacionamentos Religião & Esoterismo Saúde Tecnologia Turismo e Viagem Carreira Carreira Entrevistas Recursos Humanos Necessita de ajuda? Fale Conosco FAQ Publicar Artigos Guia Editorial Blog Links do Site Artigos Recentes Autores Populares Artigos Populares Encontrar Artigos Sitemap Webmasters RSS Builder RSS Link a nós Informação Empresarial Anunciar O uso deste site constitui a aceitação dos Termos de Uso e da Política de Privacidade | O conteúdo publicado pelos usuários é licenciado sob Creative Commons License.
Copyright © 2005-2011 Ler e Publicar Artigos por Artigonal.com, todos os direitos reservados. Quantcast

View the original article here

NOTEBOOK

Related Posts with Thumbnails