STF amplia a cidadania e o Estado fica melhor

STF amplia a cidadania e o Estado fica melhor Artigonal.com - Diretório de artigos gratuitos Diretório de Artigos Gratuitos Porque publicar artigos? Autores Populares Artigos Populares  AResponde Publicar Artigos Login Login via Login via Facebook Cadastro Olá área do Autor Saír if($.cookie("screen_name")) { $('#logged_in_true li span').html($.cookie("screen_name").replace(/\+/g,' ')); $('#logged_in_true').css('display', 'block'); $('#top-authors-tab').css('display', 'none'); } else { $('#logged_in_false').css('display', 'block'); } Email
Senha
Salvar os dados
Esqueceu a senha?
Home > Crônicas > STF amplia a cidadania e o Estado fica melhor STF amplia a cidadania e o Estado fica melhor Editar Artigo | Publicado em: 07/05/2011 |Comentário: 0 |

The rainbow flagEssa idéia publicitária, as cores do arco-íris na bandeira, acho mesmo genial. Os matizes entre as pessoas, por qualquer aspecto - etnia, credo, política, sexualidade e mil outros - são tantos e as variáveis são sempre contínuas. A marca dessa bandeira, tem ainda a qualidade gráfica de se destacar em qualquer campo. Perfeito!

Não é meu objetivo aqui nenhuma digressão sobre publicidade, quero apenas não deixar em branco a decisão colorida proferida pelo STF esta semana sobre a igualdade de direitos entre as pessoas, entendendo que as sociedade conubiais de fato entre indivíduos geram os mesmos efeitos jurídicos independentemente dos sexos (ou gêneros) dos integrantes.

Alguns entenderam como "liberou o casamento gay" - o que pode ser uma forma acessível de expressas uma decisão mais ampla e mais complexa que isso. Melhor de tudo é que a decisão proferida, pelos diferentes fundamentos em que se alicerçou, consolidou e ampliou a cidadania em sua pluralidade, assim como explicitou, pelas mais diversas abordagens, que a única similitude entre os indivíduos é sua diversidade. Varius multiplus et multiformis - no verso que  Youcenar coloca na pena de Adriano, cuja atribuição nunca pude constatar se é fática (o que presumo) ou devida à criatividade da autora.

Acompanhei todas as sustentações e votos e me senti bem mais humano a cada argumento, bem mais pessoa de direitos. Senti-me reintegrado pela sentença de bens jurídicos e direitos sociais dos quais eu nem tinha boa ideia de que estava alijado!

A decisão foi à unanimidade, produzindo efeitos ex tunc, erga omnes, e com vínculo - no juridiquês; no popular se diria: barba, cabelo e bigode! Significa isso tudo que, no mérito - o que está sendo pedido - todos os julgadores estavam de acordo: os indivíduos são iguais, portanto têm direitos iguais. A decisão tem valor retroativo, ou seja, as sociedades que já estavam constituídas e os direitos decorrentes delas, mesmo os que precedem a decisão têm mesmo valor. E mais, a decisão vale para todos, quaisquer cidadãos se beneficiam da sentença, não apenas aqueles representados na petição e na causa. Finalmente, fica estabelecido que nenhum juiz pode decidir diferentemente, as sentenças em quaisquer causas, em qualquer foro, devem se alinhar com o pensamento dos 11 ministros - apenas dez votaram, o outro estava impedido por ter integrado a parte peticionária antes de ascender à Corte.

Os desdobramentos desse julgado estão por vir, não há como serem em sentido oposto. A sociedade está mais bem servida de direito. Obrigado, senhores juízes, por fazerem o meu mundo melhor.

Leia agora, no mesmo blog-canal: Bíblia, casamento e Estado - Texto da memória - Pluralismo

Retrieved from "http://www.artigonal.com/cronicas-artigos/stf-amplia-a-cidadania-e-o-estado-fica-melhor-4740020.html" (Artigonal SC #4740020)

Clique aqui para re-publicar este artigo em seu site ou blog. É fácil e de graça! Públio Athayde Públio Athayde - Perfil do Autor:

Nasci, o parto foi natural. Tentaram me educar, hoje eu mesmo tento. Fiz o que todo mundo faz, até os 14 anos; como ninguém conta, eu também não. O resto só fui fazer depois de formado. Fui educar os outros, nem tive o mesmo sucesso dos que tentaram comigo. De 1961 em diante, queria que os anos tivessem 11 meses, detesto dezembro. Plantei árvore, cortaram. Escrevi livros, publiquei, não compraram. Compus uma música, gravei – mas até eu esqueci a letra. Pinto, mas nunca vendi nada. Quando estive em Paris nevava e chovia; em Lisboa, de tarde, arrefecia; Roma continuava cheia de romanos – me disseram que os bárbaros tinham tomado a cidade, mas acho que não. Sempre que posso esqueço o que ia dizer. Só lembro o nome das pessoas quando não preciso. Não sei de cor nenhum poema todo. Tenho medo de tédio e de solidão.

Perguntas e Respostas Pergunte nossos autores perguntas relacionadas a Crônicas... Pergunte 200 Letras sobrando Minha avó faleceu a 4 meses, deixando uma casa.De herdeiros só tem eu e meu irmão, como fazemos para abrir o inventário?Moramos em Minas e a casa fica no estado do RJ.Quanto deve ser o custo disso? Avaliar artigo 1 2 3 4 5 Voto(s) 0 Voto(s) Feedback RSS Imprimir Email Re-Publicar Fonte do artigo: http://www.artigonal.com/cronicas-artigos/stf-amplia-a-cidadania-e-o-estado-fica-melhor-4740020.html Palavras-chave do artigo: gay, homoafetividade, stf Últimos artigos de Crônicas Mais artigos por Públio Athayde Antonio Paiva Rodrigues Deus morreu para a humanidade:

amor se concretiza em boas obras. Praticar o bem de maneira generosa e desprendida eis a questão. A dor é mestra educativa e libertadora. O ser humano ainda não assimilou o discernimento que ocorre no dia a dia. A lição benfazeja é permutada por interesses pessoais. A noção de bem foi desvirtuada e não se ministra em favor de suas necessidades de aperfeiçoamento. O aperfeiçoamento humano hoje tem a diretriz do mal como viés principal e o bem foi jogado para escanteio ou fora de combate dando l

Por: Antonio Paiva Rodriguesl Crônicasl 06/05/2011 Elisabeth Guelfi Biglia O caso Wellington

Reflexão coorrelacionada ao caso Wellington:"A luta pela quais muitos irmãos no passado morreram e eu morrerei não é exclusivamente pelo que é conhecido como bullying. A nossa luta é contra pessoas cruéis, covardes, que se aproveitam da bondade, da inocência, da fraqueza de pessoas incapazes de se defenderem". (ditas num vídeo gravado por Wellington).

Por: Elisabeth Guelfi Biglial Crônicasl 06/05/2011 MÃE - Peito que Nutre, Ventre que Gesta

Homenagem às Mães que faz justiça e enaltece. Quem não for mãe homenageie aquela que mais se parece com a descrição desta homenagem-poema.

Por: Rilmar Jose Gomesl Crônicasl 30/04/2011 Antonio Paiva Rodrigues Os desnorteamentos de nossas vidas

O egoísta sempre será um eterno insatisfeito e viverá na intranquilidade, com a preocupação de não ter tudo que deseja, e a intranquilidade aumentará em virtude do receio de perder o que já conquistou. A materialidade toma conta de seu ego e ele se igualará a um ser humano que tenta atingir o ponto mais alto, mas sempre estará preso na sela ou na cadeira de uma aeronave. As notícias cotidianas colocadas a nossa disposição por diversas mídias nos assustam e nos levam a uma preocupação invulgar. G

Por: Antonio Paiva Rodriguesl Crônicasl 30/04/2011 Antonio Paiva Rodrigues Amor e revolução

Uma trama novelística que visa encobrir as trapaças comunistas acontecidas no período da revolução de 1964, quando os brilhantes militares das Forças Armadas e Polícias Militares conseguiram dominar o ímpeto daquelas que almejavam transformar a Pátria brasileira num regime totalitário comunista e socialista. Queremos aqui enaltecer a figura do grande Marechal Castelo Branco que com sua perspicácia colocou os supostos torturados no lugar que ainda eles deveriam estar.

Por: Antonio Paiva Rodriguesl Crônicasl 29/04/2011 José Cláudio Guimarães Súditos, plebeus e vassalos do século XXI

Algumas pessoas ficam bravas comigo quando desmancho a fantasia do casamento do príncipe William e da plebéia Kate Middleton. É que para mim, mesmo achando tudo muito bonito, é um filme de ficção como qualquer outro de final feliz, pois, a realidade do mundo tem um enredo bem menos fantasioso. E quando falo em realidade, não me refiro só ao negativo da miséria e da desigualdade social, mas à mais pura e simples realidade da vida.

Por: José Cláudio Guimarãesl Crônicasl 29/04/2011 Antonio Paiva Rodrigues Em qual o buraco que você deseja cair?

Quando o assunto é política, os transtornos surgem com muita rapidez, às tomadas de decisões são armadilhas de dimensões incomensuráveis. A politicagem vai crescendo, e a falta de respeito para com a sociedade brasileira é notória e banalizada. Sentimo-nos envergonhados com tanta sujeira, descasos; falta de ética, responsabilidade social, crimes políticos, enriquecimento ilícito, violência desenfreada, sequestros de todos os matizes, são vieses do transtorno imoral que a maioria das autoridades

Por: Antonio Paiva Rodriguesl Crônicasl 28/04/2011 Gerundismo

Nosso cérebro é programado pela linguagem. O uso indiscriminado do gerúndio é próprio de sistemas emperrados, onde a ação está sempre "acontecendo" e nunca se completa.

Por: joão anatalinol Crônicasl 28/04/2011 Públio Athayde Dicas pare melhorar a produção de artigos e teses

No mundo acadêmico, em que a quantidade e qualidade de artigos publicados é importante para o destaque profissional, é preciso estar atualizado e capacitado para produção rápida e eficiente de artigos.

Por: Públio Athaydel Educação> Ensino Superiorl 06/05/2011 Públio Athayde Foco em revisão de teses e dissertações

Muitos não imaginam, mas a atividade de revisão de textos é muito especializada. Há revisores focados nos mais diversos tipos de textos, por exemplo: textos didáticos, literários, publicitários ou jornalísticos.

Por: Públio Athaydel Negócios & Admin.> Atendimento ao Clientel 28/04/2011 Públio Athayde Nova edição da NBR 14724

Está prestes a vigorar a terceira edição da NBR 14724 (Trabalhos Acadêmicos) publicada em 17/03/2010 e será válida a partir de 17/04/2010. O projeto de alteração circulou em consulta nacional de outubro a dezembro de 2010.

Por: Públio Athaydel Educação> Ensino Superiorl 13/04/2011 lAcessos: 76 Públio Athayde Um só partido nacional

Um só partido nacional - aqui quero propor passar a conversa por esse ponto. Existe mesmo PT como partido, tanto quanto certamente já terá havido?

Por: Públio Athaydel Notícias & Sociedade> Polítical 23/12/2010 Públio Athayde Educação versus instrução

Este texto, no qual coloco algumas ideias que estão sendo alinhavadas, é parte de uma discussão latente, mas também candente, cuja postulação central é a de que a educação é função da família e deve ser prerrogativa da esfera de vida privada, ao passo que a instrução pode ser praticada na vida pública do indivíduo, por instituições públicas ou privadas – sem privilégios.

Por: Públio Athaydel Educação> Ciêncial 05/12/2010 lAcessos: 38 Públio Athayde Redação técnica e científica

A má qualidade da redação técnica ou científica é resultado da falta de objetividade ou dos ruídos das informações que o autor detém. Se você é um técnico ou cientista e gastou longos anos de estudo no objeto de seu trabalho, isso vai dificultar a escrita do texto que explicará ao grande público o que é ou como funciona o que você fez tão bem.

Por: Públio Athaydel Tecnologia> Tecnologiasl 22/11/2010 lAcessos: 121 Públio Athayde Orçamento para revisão de texto

Como muitos outros serviços, a revisão de textos demanda orçamento e, muitas vezes tomada de preços antes de ser contratada. O orçamento, quando aprovado, tem valor de contrato sumário entre as partes; ele representa em linhas gerais o tipo de serviço solicitado, o prazo para sua execução e preço estipulado para a tarefa. Quase a totalidade dos revisores, inclusive nós, estabelece o valor para efeito de orçamento a partir de uma unidade que chamamos lauda.

Por: Públio Athaydel Educação> Línguasl 07/11/2010 lAcessos: 389 Públio Athayde Escolher um revisor de textos

No processo de escolher o revisor, levam-se em conta alguns fatores óbvios que são os mesmos para qualquer profissional: a experiência do escolhido, sua qualificação, a responsabilidade na execução da tarefa, dentre outras. Quando a escolha se faz pela internet, boa parte da indicação fica a ser feita pelo Google – principal mecanismo de indexação e busca da atualidade, superando massivamente todos os demais. A procura se inicia dentre aquelas primeiras páginas das indicações apresentadas.

Por: Públio Athaydel Internet> Blogsl 05/11/2010 lAcessos: 138 Adicionar novo comentário Seu nome: * Seu Email: if($.cookie("screen_name")) { $('#not_logged_in').hide(); } Comentário: *   document.write(''); O código de verificação:* * Campos obrigatoriós Publicar

seus artigos aqui
é de graça e é fácil

Cadastro Menu do autor área do Autor Publicar Artigos Ver/Editar Artigos Ver/Editar P&R Editar Conta Perfil do autor Estatísticas RSS Builder Pessoal área do Autor Editar Conta Atualizar Perfil Ver/Editar P&R Publicar Artigos Perfil do Autor Públio Athayde Públio Athayde tem 94 artigos online Enviar mensagem ao autor Canal RSS Imprimir artigo Enviar a um amigo Re-publicar este artigo Categorias de Artigos Todas as Categorias Arte& Entretenimento Automóveis Beleza Carreira Casa & Família Casa & Jardim Ciências Crônicas Culinária Direito Educação Esportes Finanças Futebol Internet Literatura Marketing e Publicidade Negócios & Admin. Notícias & Sociedade Press Release Psicologia&Auto-Ajuda Relacionamentos Religião & Esoterismo Saúde Tecnologia Turismo e Viagem Crônicas Necessita de ajuda? Fale Conosco FAQ Publicar Artigos Guia Editorial Blog Links do Site Artigos Recentes Autores Populares Artigos Populares Encontrar Artigos Sitemap Webmasters RSS Builder RSS Link a nós Informação Empresarial Anunciar O uso deste site constitui a aceitação dos Termos de Uso e da Política de Privacidade | O conteúdo publicado pelos usuários é licenciado sob Creative Commons License.
Copyright © 2005-2011 Ler e Publicar Artigos por Artigonal.com, todos os direitos reservados. Quantcast

View the original article here

NOTEBOOK

Related Posts with Thumbnails