Uma nova métrica no marketing digital: o Custo Por Fã

Uma nova métrica no marketing digital: o Custo Por Fã Artigonal.com - Diretório de artigos gratuitos Diretório de Artigos Gratuitos Porque publicar artigos? Autores Populares Artigos Populares  AResponde Publicar Artigos Login Login via Login via Facebook Cadastro Olá área do Autor Saír if($.cookie("screen_name")) { $('#logged_in_true li span').html($.cookie("screen_name").replace(/\+/g,' ')); $('#logged_in_true').css('display', 'block'); $('#top-authors-tab').css('display', 'none'); } else { $('#logged_in_false').css('display', 'block'); } Email
Senha
Salvar os dados
Esqueceu a senha?
Home > Internet > Comércio Eletrônico > Uma nova métrica no marketing digital: o Custo Por Fã Uma nova métrica no marketing digital: o Custo Por Fã Editar Artigo | Publicado em: 12/05/2011 |Comentário: 0 |

Uma nova métrica no marketing digital: o Custo Por Fã

O crescimento vertiginoso do Facebook no Brasil trouxe mais uma sigla para os relatórios dos marketeiros digitais de plantão, o CPF ou Custo Por Fã.

Temos discutido com frequencia nas aulas dos cursos de gerentes de mídias sociais da Ecommerce School, o quanto a aquisição de fãs através de anúncios pagos no Facebook tem se mostrado uma estratégia interessante para as empresas, uma vez que depois que a pessoa clica no botão "Curtir" da página de fãs da empresa, passa a visualizar em seu mural, todas as postagens feitas pela empresa.

O cálculo do CPA é feito tendo por base o número de fãs adquiridos (FA) dividido pelo valor investido na campanha (VI), sendo:

CPF = FA ÷ VI

O CPF pode se tornar em breve um concorrente para o CPA, que é o Custo Por Aquisição. Como o CPA pode ser aquisição de vendas ou mailings, nesse artigo vou relacionar o CPA apenas à aquisição de mailing para a empresa, explico o porquê:

Quando investimos no CPA para aquisição de mailing de clientes, criamos uma base de e-mails que será posteriormente usada para receber disparos de peças em HTML com ofertas da empresa. Para se comunicar com essa base, a empresa terá que fazer disparos frequentes e relevantes. Disparos frequentes vão demandar investimentos numa boa ferramenta de disparos de e-mails, ou seja há custos envolvidos. Criação de conteúdos relevantes também vai demandar tempo de redação e design, o que também envolve custos. Sendo assim, o Custo da Aquisição de mailing lists, não acaba quando adquirimos o email de alguém, esse custo perdura a cada campanha de e-mail marketing disparada.

Por outro lado, o CPF tem uma vida menos custosa, uma vez que depois que alguém clicar em "Curtir", não haverá mais custos para empresa impactar esse consumidor, pois as postagens que fizer no mural da página de fãs, não necessitam de ferramentas pagas e tampouco de designs sofisticados. Outra vantagem do CPF é que cada postagem feita, que aparecer no mural do consumidor, pode ser facilmente compartilhada com sua lista de amigos, coisa pouco freqüente nos disparos de e-mail marketing comerciais.

Com um simples clique no botão "Compartilhar", essa postagem é publicada e visualizada por toda lista de amigos de uma pessoa. Para fazer o mesmo com um e-mail, essa pessoa teria que encaminhar a mensagem para todos os e-mails de sua lista de contatos. Pense. Você já fez isso alguma vez com uma mensagem comercial?

Aliado a isso está a vantagem da pulverização das mensagens. Ao invés de publicar todas as ofertas de uma vez num HTML de e-mail, a empresa pode publicar aos poucos em sua página de fãs. Isso faz com que a comunicação fique mais sutil e mais freqüente.

Não acho que o email marketing irá acabar, pelo contrário, acredito que essa poderosa ferramenta de vendas, responsável atualmente por cerca de 30% das vendas das lojas virtuais, tende a ser cada vez mais usada. Mas olhando pelo lado de relacionamento e fidelização, o CPF dá um banho.

O que devemos prestar atenção é no crescimento do CPF, diretamente proporcional ao aumento no número de usuários do Facebook aqui no Brasil. Investir numa boa página de fãs, com conteúdos bacanas e fáceis de serem compartilhados é um bom começo.

Ao comprar anúncios no Facebook, invista na aquisição de fãs e não apenas em cliques para seu site. Há uma grande diferença aí. Ao configurar seu anúncio, você tem a possibilidade de escolher entre enviar o usuário para uma URL externa, ou seja, seu site, ou enviar o consumidor para sua página de fãs.

No primeiro caso estamos falando de CPA, pois uma vez no seu site esse consumidor poderá comprar algo ou se cadastrar para receber suas ofertas. No segundo caso, o usuário deverá ser estimulado a clicar no botão "Curtir" da sua página de fãs.

Crie anúncios no Facebook com o Call to Action para curtição e não deixe também de criar um formulário na sua página de fãs, para captura de e-mails. O mais importante é deixar o consumidor escolher por onde ele quer ser impactado. Boas vendas!

Sobre o autor:

Mauricio Salvador é Mestre em Comunicação e Administração, tem MBA em Gestão e Estratégias em Negócios, foi Executivo de Contas pelo Yahoo! Brasil, Professor nos cursos de MBA da Anhembi Morumbi, Impacta e da FIA/PROVAR/USP e Diretor de Marketing e Vendas para América Latina na e-bit, empresa de informações de comércio eletrônico do Grupo BuscaPé, atendendo clientes como Claro, Pernambucanas, Wal-Mart, Saraiva, Polishop, Ponto Frio e MasterCard, entre outros. Lecionou na Universidade da Califórnia - Berkeley e estruturou os departamentos de E-commerce e Online Marketing de empresas no Vale do Silício. Autor do Livro "Como Abrir uma Loja Virtual de Sucesso, atualmente é CEO da Ecommerce School e da iHouse eCommerce.

 

 

Retrieved from "http://www.artigonal.com/comercio-eletronico-artigos/uma-nova-metrica-no-marketing-digital-o-custo-por-fa-4761471.html" (Artigonal SC #4761471)

Clique aqui para re-publicar este artigo em seu site ou blog. É fácil e de graça! Mauricio Salvador Mauricio Salvador - Perfil do Autor:

Professor, empresário, especialista em Ecommerce e Social Media. Trabalho bastante que é pra poder viajar por lugares especiais fazendo amigos. Meu hobbie é escrever sobre temas de interesse ou simplesmente por escrever...

Perguntas e Respostas Pergunte nossos autores perguntas relacionadas a Comércio Eletrônico... Pergunte 200 Letras sobrando Existe exito quando uma empresa de médio porte contrata uma assessoria de marketing? Ela pode arcar com os custos? Silvia Uma empresa de médio porte pode contratar agencia de assessoria em marketing? Os custos compensão? msilvia1951@gmail.com Gostaria de saber se o PL que altera o CTB mudar semana que vem e eu cometi uma infração de trânsito hoje, como demora pra emitir a penalidade, serei punida pela lei nova ou antiga. A nova é + severa Avaliar artigo 1 2 3 4 5 Voto(s) 0 Voto(s) Feedback RSS Imprimir Email Re-Publicar Fonte do artigo: http://www.artigonal.com/comercio-eletronico-artigos/uma-nova-metrica-no-marketing-digital-o-custo-por-fa-4761471.html Palavras-chave do artigo: curso ecommerce, gerente de ecommerce, curso redes sociais, curso midias sociais, gerentes de midias sociais, mauricio salvador, ecommerce school Artigos relacionados Últimos artigos de Comércio Eletrônico Mais artigos por Mauricio Salvador Mauricio Salvador As Habilidades dos Gerentes de Mídias Sociais

• Comunicativo: o gerente de mídias sociais deve transmitir as idéias com clareza, ser um bom redator, evitando gírias e abreviações. Jornalistas e profissionais de comunicação ganham vantagem nesse ponto, mas conheço ótimos gerentes de mídias sociais que tem formação em Psicologia, Administração e até Veterinária.

Por: Mauricio Salvadorl Negócios & Admin.> Negócios Onlinel 28/04/2011 Mauricio Salvador O Ecommerce e os Conflitos de Canais

Anne Coughlan define em seu livro "Canais de Marketing e Distribuição", os canais de distribuição ou canais de marketing como sendo "um conjunto de organizações interdependentes envolvidas no processo de disponibilizar um produto ou serviço para uso ou consumo".

Por: Mauricio Salvadorl Negócios & Admin.> Negócios Onlinel 28/04/2011 Mauricio Salvador 12 Segredos de um Ecommerce de Sucesso

Em mais de três anos dando os cursos de ecommerce pela Ecommerce School, já tivemos mais de 3.000 alunos de lojas virtuais, de vários portes e segmentos. Além de ensinarmos, também somos bons ouvintes. Foi ouvindo casos de sucesso e fracasso de alunos, que decidi escrever uma lista com alguns pontos que consideramos cruciais para o sucesso de um empreendimento de ecommerce no mercado brasileiro.

Por: Mauricio Salvadorl Negócios & Admin.> Negócios Onlinel 28/04/2011 Mauricio Salvador 20 coisas que você não deve fazer em Social Media Marketing

O uso das redes sociais vem ganhando cada vez mais força. Porém seu crescimento traz também algumas dores de cabeças para as empresas, pois muitas ainda não tem uma política definida para o uso dessas redes por seus colaboradores e tampouco uma pessoa dedicada a trabalhar a imagem das suas marcas e dos produtos, nesse ambiente colaborativo.

Por: Mauricio Salvadorl Negócios & Admin.> Negócios Onlinel 28/04/2011 Mauricio Salvador Empreendedorismo e comércio eletrônico

Segundo pesquisa feita pela e-bit, empresa de informações de e-commerce, entre 2007 e 2008 a participação das pequenas e médias empresas no comércio eletrônico brasileiro aumentou 6%, enquanto a dos grandes caiu 3,3%. A previsão de faturamento do mercado em 2010 é de mais de 14 bilhões de reais.

Por: Mauricio Salvadorl Negócios & Admin.> Negócios Onlinel 28/04/2011 Leilão virtual KINGBID

O Kingbid é um site de leilão online, ele foi criado em fevereiro de 2011 e desenvolvido para proporcionar aos nossos usuários os melhores empreendimentos, com agilidade, dedicação e principalmente segurança. Nosso site é operado e supervisionado 24h para proporcionar mais tranquilidade e confiança aos nossos usuários.Oferecemos suporte técnico com agilidade para quaisquer dúvida, sugestão ou crítica. CADASTRE-SE E SE DIVIRTA, AQUI O REI DO LANCE É VOCÊ!!!

Por: kingbid Leilão Virtuall Internet> Comércio Eletrônicol 10/05/2011 Ricardo Prates Morais Compre seu nintendo wii e aproveite melhor a vida

"A vida é um jogo, você tem que jogar…" Quem nunca escutou algo parecido com isso?

Por: Ricardo Prates Moraisl Internet> Comércio Eletrônicol 09/05/2011 Fernando Maia Ganhar Dinheiro Sempre

Aprenda Agora Como você poderá ter Hoje 3 FontesDiferentes de Ganhar Dinheiro em Casa e nunca mais se preocupar com a falta de dinheiro ! Eu lhe ensinarei tudo a partir de Agora.3 Incríveis Segredos Revelados sobre como ganhar dinheiro na Internet.

Por: Fernando Maial Internet> Comércio Eletrônicol 08/05/2011 lAcessos: 18 Compras Online, sonho ou pesadelo?

Nesse artigo procuro resumidamente descrever como funciona o processo de cadastro e compra em sites de leilão alertando os "consumidores digitais" sobre os detalhes, e o conteúdo que deve ser lido e entendido antes mesmo do primeiro passo o "clicar em comprar".

Por: Adrianol Internet> Comércio Eletrônicol 06/05/2011 Jeferson Campano Como Criar uma Lista de Assinantes - Download de Squeeze Page Pronta

Um dos pilares para o sucesso de um negócio na Internet é ter um sistema de captar os e-mails dos visitantes para o envio de uma NewsLetter. Sem uma lista de assinantes, você estará perdendo 50% do potencial do seu negócio de gerar lucros e dinheiro. Leia o artigo para saber como montar sua lista de assinantes - com link para download de Squeeze Page pronta.

Por: Jeferson Campanol Internet> Comércio Eletrônicol 05/05/2011 lAcessos: 20 Ricardo Prates Morais Tecnologia 3d em sua casa

Sei que já faz um tempinho, mas lembro como se fosse hoje quando o filme Avatar estreou no cinema com a nova tecnologia 3D (na época era nova). Todos que viam o filme ficavam maravilhados com aquela sensação de realidade que ele conseguia trazer em algumas cenas…

Por: Ricardo Prates Moraisl Internet> Comércio Eletrônicol 05/05/2011 Compra na Internet

Compras em loja virtual www.runacar.com.br Compre com segurança visite www.runacar.com.br

Por: Milton Alvesl Internet> Comércio Eletrônicol 05/05/2011 Ricardo Prates Morais Dia das mães é mais do que uma data especial

Existem pessoas que fazem algo por nós e somos gratos pela vida inteira. Mas existem outras, que simplesmente nos colocam no mundo, se dedicam a vida inteira para dar tudo o que "precisamos", passam noites sem dormir controlando nossa febre, passam dias no hospital ao nosso lado, quase sempre se colocam em segundo lugar para oferecer o melhor sem pedir absolutamente nada em troca. E o pior de tudo isso, é que muitas vezes só descobrimos seu valor e a falta que ela nos faz, quando já não temos ma

Por: Ricardo Prates Moraisl Internet> Comércio Eletrônicol 04/05/2011 Mauricio Salvador As Habilidades dos Gerentes de Mídias Sociais

• Comunicativo: o gerente de mídias sociais deve transmitir as idéias com clareza, ser um bom redator, evitando gírias e abreviações. Jornalistas e profissionais de comunicação ganham vantagem nesse ponto, mas conheço ótimos gerentes de mídias sociais que tem formação em Psicologia, Administração e até Veterinária.

Por: Mauricio Salvadorl Negócios & Admin.> Negócios Onlinel 28/04/2011 Mauricio Salvador Empreendedorismo e comércio eletrônico

Segundo pesquisa feita pela e-bit, empresa de informações de e-commerce, entre 2007 e 2008 a participação das pequenas e médias empresas no comércio eletrônico brasileiro aumentou 6%, enquanto a dos grandes caiu 3,3%. A previsão de faturamento do mercado em 2010 é de mais de 14 bilhões de reais.

Por: Mauricio Salvadorl Negócios & Admin.> Negócios Onlinel 28/04/2011 Mauricio Salvador O Ecommerce e os Conflitos de Canais

Anne Coughlan define em seu livro "Canais de Marketing e Distribuição", os canais de distribuição ou canais de marketing como sendo "um conjunto de organizações interdependentes envolvidas no processo de disponibilizar um produto ou serviço para uso ou consumo".

Por: Mauricio Salvadorl Negócios & Admin.> Negócios Onlinel 28/04/2011 Mauricio Salvador 20 coisas que você não deve fazer em Social Media Marketing

O uso das redes sociais vem ganhando cada vez mais força. Porém seu crescimento traz também algumas dores de cabeças para as empresas, pois muitas ainda não tem uma política definida para o uso dessas redes por seus colaboradores e tampouco uma pessoa dedicada a trabalhar a imagem das suas marcas e dos produtos, nesse ambiente colaborativo.

Por: Mauricio Salvadorl Negócios & Admin.> Negócios Onlinel 28/04/2011 Mauricio Salvador 12 Segredos de um Ecommerce de Sucesso

Em mais de três anos dando os cursos de ecommerce pela Ecommerce School, já tivemos mais de 3.000 alunos de lojas virtuais, de vários portes e segmentos. Além de ensinarmos, também somos bons ouvintes. Foi ouvindo casos de sucesso e fracasso de alunos, que decidi escrever uma lista com alguns pontos que consideramos cruciais para o sucesso de um empreendimento de ecommerce no mercado brasileiro.

Por: Mauricio Salvadorl Negócios & Admin.> Negócios Onlinel 28/04/2011 Mauricio Salvador Dicas para fazer um curriculo de ecommerce e marketing online

Temos percebido que muitos profissionais cometem erros básicos na elaboração de seus currículos. Por isso criamos essa lista com dicas para profissionais de ecommerce e marketing online escreverem seus currículos.

Por: Mauricio Salvadorl Internet> Marketing na Internetl 20/08/2010 lAcessos: 138 Mauricio Salvador A crise global de 2008 chegou no comercio eletronico brasileiro?

A crise que afetou os mercados e fez o ecommerce nos Estados Unidos ficar muito abaixo das expectativas, não afetou o mercado brasileiro. Foi apenas uma "marolinha" para nossas lojas virtuais.

Por: Mauricio Salvadorl Internet> Comércio Eletrônicol 17/08/2010 lAcessos: 44 Mauricio Salvador Redes Sociais: porque tiram o sono do Google

Por que os executivos do Google em Mountain View estão cada vez mais preocupados com o crescimento do Facebook?

Por: Mauricio Salvadorl Internet> Marketing na Internetl 17/08/2010 lAcessos: 55 Adicionar novo comentário Seu nome: * Seu Email: if($.cookie("screen_name")) { $('#not_logged_in').hide(); } Comentário: *   document.write(''); O código de verificação:* * Campos obrigatoriós Publicar

seus artigos aqui
é de graça e é fácil

Cadastro Menu do autor área do Autor Publicar Artigos Ver/Editar Artigos Ver/Editar P&R Editar Conta Perfil do autor Estatísticas RSS Builder Pessoal área do Autor Editar Conta Atualizar Perfil Ver/Editar P&R Publicar Artigos Perfil do Autor Mauricio Salvador Mauricio Salvador tem 13 artigos online Enviar mensagem ao autor Canal RSS Imprimir artigo Enviar a um amigo Re-publicar este artigo Categorias de Artigos Todas as Categorias Arte& Entretenimento Automóveis Beleza Carreira Casa & Família Casa & Jardim Ciências Crônicas Culinária Direito Educação Esportes Finanças Futebol Internet Literatura Marketing e Publicidade Negócios & Admin. Notícias & Sociedade Press Release Psicologia&Auto-Ajuda Relacionamentos Religião & Esoterismo Saúde Tecnologia Turismo e Viagem Internet Blogs Comércio Eletrônico Hospedagem Marketing na Internet SEO e SEM Web Design Necessita de ajuda? Fale Conosco FAQ Publicar Artigos Guia Editorial Blog Links do Site Artigos Recentes Autores Populares Artigos Populares Encontrar Artigos Sitemap Webmasters RSS Builder RSS Link a nós Informação Empresarial Anunciar O uso deste site constitui a aceitação dos Termos de Uso e da Política de Privacidade | O conteúdo publicado pelos usuários é licenciado sob Creative Commons License.
Copyright © 2005-2011 Ler e Publicar Artigos por Artigonal.com, todos os direitos reservados. Quantcast

View the original article here

NOTEBOOK

Related Posts with Thumbnails