Arena da Fonte Nova: que se passa?

Arena da Fonte Nova: que se passa? Artigonal.com - Diretório de artigos gratuitos Diretório de Artigos Gratuitos Porque publicar artigos? Autores Populares Artigos Populares  AResponde Publicar Artigos Login Login via Login via Facebook Cadastro Olá área do Autor Saír if($.cookie("screen_name")) { $('#logged_in_true li span').html($.cookie("screen_name").replace(/\+/g,' ')); $('#logged_in_true').css('display', 'block'); $('#top-authors-tab').css('display', 'none'); } else { $('#logged_in_false').css('display', 'block'); } Email
Senha
Salvar os dados
Esqueceu a senha?
Home > Futebol > Arena da Fonte Nova: que se passa? Arena da Fonte Nova: que se passa? Publicado em: 25/05/2011 |Comentário: 0 |

Com base no editorial de A TARDE, em 22/05/2011, onde diz "O amadurecimento da democracia no Brasil tem produzido mecanismos de controle e fiscalização dos poderes públicos" é salutar que cada cidadão, detentor de conhecimentos técnicos sólidos, possa opinar visando prevenir a sociedade de grandes ocorrências que possam prejudicá-la ou ocasionar danos aos seus concidadãos. No dia 18 de maio de 2011, em Salvador, houve o julgamento pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) e autorização de 20% (R$ 64 milhões) do valor financiado de R$ 323 milhões pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para a obra de construção da Arena Fonte Nova (AFN) do Consórcio Fonte Nova Participações das empreiteiras OAS/Odebrecht, sem apresentação do projeto da obra: trata-se de uma verba federal.

Quando estamos nas primeiras aulas de planejamento do curso de engenharia, ouvimos da nossa referência maior, o professor, que o projeto de qualquer empreendimento é pré-requisito para se definir os gastos previstos da obra, seus pontos críticos de segurança, seu avanço físico ou prazo de entrega. Quando um engenheiro atua em um empreendimento, sem projeto, é o mesmo que acontece quando um médico, sem exame, atua na investigação da patologia do seu paciente: atua hipoteticamente, sem parâmetros técnicos, podendo acertar ou errar em curto, médio ou longo prazo!  Que se passa?

No caso da construção da AFN, não é diferente. Um empreendimento sem projeto como esse, o engenheiro orçamentista só pode estimar o seu custo total em +/- 25% e quando a projeção do lucro não está dentro do previsto, interrompem-se todas as atividades para acertar os ajustes com o cliente que neste caso é a União. O engenheiro de planejamento, sem projeto executivo, só tem condição de estimar o seu cronograma se for algo muito próximo de uma obra que ele já participou, mesmo assim, os índices de produtividade são diferentes, pois quanto mais complexidade esta tiver, mais desvio na sua estrutura analítica se terá. O engenheiro civil de campo, sem projeto arquitetônico, planialtimétrico, estrutural, hidráulico, iluminação, eletricidade, telefonia, rede, etc, irá construir sem parâmetros técnicos, hipoteticamente. Vamos fazer! Quando chegar o projeto se corrigirá! — dirá ele aos seus comandados. Agora não! Um pouquinho aqui, outro pouquinho ali! Que se passa?

Chega a ser uma temeridade que uma obra do grau de importância da AFN, nesse estágio, cujo avanço físico, pela foto, se pode estimar em menos de 8,35%, já incluído a demolição da antiga Fonte Nova, não possua ainda um projeto executivo. Qual o engenheiro estrutural que se responsabilizará tecnicamente e legalmente pela análise dos efeitos dinâmicos ou juntas frias do concreto ou fissuração estrutural ou fator de flexibilidade ou pressão de concreto ou tecnologia da construção ou criminalmente antes, durante e depois da construção do empreendimento, caso haja alguma falha? Um erro agora, na infraestrutura da AFN pode ser irreversível. Não haverá volta: a direção da obra dará ordem de prosseguir devido ao "exíguo" prazo para o término da AFN. É óbvio que serão dezenas de milhares de cidadãos torcedores felizes ou tristes que estarão sobre uma estrutura, respaldada ou não por um responsável técnico. Uma tragédia pode ter repercussão internacional e manchar a imagem do país e quebrará qualquer grupo econômico sólido vinculado ao empreendimento. Observem os fatos no cenário mundial nas cidades como Fukushima ou Bhopal e verão quem tem razão. A construção de um estádio desse porte pode se diferenciar, seja no inverno ou no verão, onde se precisam de equipamentos especiais para minimizar os gradientes térmicos prejudiciais durante a sua concretagem! Certamente haverá um teste dinâmico antes da inauguração, a 0800 com o povão e convidados. Onde os diretores do empreendimento, por motivo de força maior, não estarão no evento de inauguração, os executivos governamentais mandarão seus representantes e eu ficarei em casa orando por todos os presentes ao evento. Já disse aos meus filhos que só irei depois do primeiro aniversário de construção da AFN e no jogo do "E.C. Bahia" com o último classificado do "baianão", só para dar uma olhadinha e cair fora. Como vou frequentar uma edificação, em plena ocupação de Copa com milhares de pessoas inquietas e que foi construída sem projeto? Foi assim na África do Sul com projeto alemão? Deixei de frequentar a Fonte Nova, dois anos antes do primeiro isolamento, porque fui lá e vi os vergalhões expostos às intempéries, as arquibancadas deterioradas e com infiltrações, sem manutenção. O que aconteceu, todos nós lembramos e esquecemos, mas para os familiares das vítimas do descaso, a lembrança e a dor são insuportáveis e permanentes! Que se passa!?!

Alguns amigos, engenheiros, disseram: isso é briga de gente grande, caia fora! Não opine! Mas é muito triste, como engenheiro e cidadão baiano, ver a imagem da Bahia querendo levantar a Taça, com a obra do metrô já em vantagem no placar, ou seja, propagando a imagem que a Bahia tem boas empreiteiras, somente quando a obra é internacional; perceber o que aprendemos em quase duas décadas de planejamento de obra não vale nada; ver a segurança desse empreendimento, sendo discutida e menosprezada, indiretamente, por unanimidade; ver critério técnico e de segurança serem colocados em segundo plano devido ao exíguo prazo para o término da AFN. Observem que qualquer engenheiro saberá dizer que o projeto executivo, que na maioria das vezes as empreiteiras fazem sem custos ou dentro do critério de "custo-benefício", é condição de extrema importância para início de qualquer obra. Que se passa?

Sabe-se que, para se fornecer o preço final consistente de um empreendimento, em primeiro lugar a equipe de orçamento tem que ter o projeto executivo da obra. Através dele, uma razoável gerência de planejamento, com parâmetros bem definidos (custo dos  equipamentos, material de aplicação, material de consumo, mão de obra-HH, serviços correlatos, dissídio coletivo durante o cronograma da obra, taxas, BDI, etc) e reuniões setoriais semanais, pode-se definir o preço final da obra enxuto e com a margem de  lucro variando em +/- 0,5% num prazo de entrega definido  (turn ball) , ou seja, se entregará a obra da AFN para que o juiz apite o início da primeira partida da Copa das Confederações com um mês antecipado em relação ao prazo oficial dado pela Fifa, que é de seis meses. Agora, qual o mecanismo que se adotará caso não haja continuidade da execução contratual da PPP? Qual o parâmetro técnico a ser adotado para a recuperação dos recursos repassados da união para a iniciativa privada se não existe projeto, planilha de custos ou memória de cálculo, devidamente protocolado?   Que se passa?

Não há necessidade de conversas informais e sim em plenário, tampouco não há necessidade de classificar o empreendimento como público, privado, PPP ou PQP quando as vidas de dezenas de milhares de cidadãos de todo o mundo estão em risco. É um critério técnico e de segurança do empreendimento e que deve ser ajuizado antes do fechamento do negócio, ponto final! A não ser que exista algo diferente na engenharia que não se sabe depois de quase vinte anos de experiência em obras; a não ser que o valor estimado, conforme modelo acordado entre as partes seja com "ajustes" futuros; a não ser que seja um trunfo deixado para o final da obra; a não ser que algo esteja ainda em processo de aprendizagem; a não ser que o projeto da AFN ainda não tenha sido tropicalizado; a não ser, a não ser, a não ser... Que se passa?

Diante de tais evidências, a sociedade baiana não quer uma interrupção no cronograma da obra e que isso seja motivo de "ajustes" futuros; a sociedade baiana está cansada de obras inacabadas; não queremos a imagem da engenharia baiana e dos baianos comprometidas, a exemplo do metrô de 7 km que estar aguardando a partida do primeiro bondinho e somente Deus sabe quando e o que acontecerá; não queremos que a AFN só esteja pronta para a Copa América de 2015 ou do Baianão de 2020! E, acima de tudo, não queremos tragédia num evento esportivo na Bahia e em plena Copa ou no baianão. Que se passa sociedade baiana? Que se passa torcedor? Que se passa, imprensa baiana? Que se passa, senhores membros do conselho? Que se passa, senhores membros dos tribunais? Que se passa senhores governantes federal, estadual e municipal? Que se passa meu Deus? Que se passa!?!

Retrieved from "http://www.artigonal.com/futebol-artigos/arena-da-fonte-nova-que-se-passa-4817430.html" (Artigonal SC #4817430)

Clique aqui para re-publicar este artigo em seu site ou blog. É fácil e de graça! JORGE FLOQUET JORGE FLOQUET - Perfil do Autor:

Engenheiro

Perguntas e Respostas Pergunte nossos autores perguntas relacionadas a Futebol... Pergunte 200 Letras sobrando Tenho doença b91 e estou sendo persiguido na empresa o que faço querem que peço as contas O que se deve fazer quando os filhos querem renunciar a heranca de forma antecipada, com objetivo de em caso de obito do pai ou da mae, os bens fiquem em poder do pai ou da mae respectivamente Que horas sao agora se 1/3 do quer resta do dia de hojé é igual ao tempo ja transcorrido? Avaliar artigo 1 2 3 4 5 Voto(s) 0 Voto(s) Feedback RSS Imprimir Email Re-Publicar Fonte do artigo: http://www.artigonal.com/futebol-artigos/arena-da-fonte-nova-que-se-passa-4817430.html Palavras-chave do artigo: arena da fonte nova, bahia, tce, fifa, cbf, copa das cofederacoes, copa do mundo de futebol, baianao 2020, cpa america, uniao, bndes, oas, odebrecht Últimos artigos de Futebol Mais artigos por JORGE FLOQUET Os Patrocínios no Futebol Europeu e os Casinos Online

Porque será que o futebol é o alvo de investimentos vindos do casino online? Essa relação entre clube e casino cresce de mês a mês; leia mais!

Por: Danilo Sintal Futeboll 11/05/2011 Fábio Miguel Lara Noite dos Horrores do futebol brasileiro na Libertadores da América

Eliminação do Grêmio, Internacional, Cruzeiro e Fluminense na Libertadores da América de 2011

Por: Fábio Miguel Laral Futeboll 06/05/2011 Bruno Lima Rocha 9nine e WPP

Este não dá ponto sem nó! Ou então, como diz o povo da velha guarda, "esse dá nó em pingo de éter!" É o que podemos usar para definir a nova carreira promissora do agora empresário Ronaldo Nazário de Lima. Antes mesmo de anunciar sua aposentadoria dos campos de futebol (fato ocorrido meteoricamente no inicio deste ano) o R-9 já havia planejado tudo. No final de 2010 o fenômeno criou a 9ine em parceria com a WPP (uma das maiores empresas de marketing do mundo).

Por: Bruno Lima Rochal Futeboll 28/04/2011 Onde utilizar grama artificial

A Grama Sintética tem se tornado um produto muito procurado e um ótimo investimento para empresários.

Por: Carlos Eduardo de Araujol Futeboll 12/04/2011 lAcessos: 22 Fábio Miguel Lara Água no chope são paulino em plena semana festiva

Na mesmo semana em que o São Paulo saiu vitorioso do clássico contra o Corinthians, por 2 a 1, em Barueri, com direito ao gol 100 do goleiro artilheiro, Rogério Ceni e comemorou a volta do atacante Luis Fabiano, o Santa Cruz colocou Água no Chope São paulino. Confira.

Por: Fábio Miguel Laral Futeboll 02/04/2011 Futebol varzeano

A partir desse dia o Juvenil Flor da Vila Futebol Clube deixou de ser time de "pó-de-arroz..."

Por: Tangerynusl Futeboll 28/03/2011 lAcessos: 17 Jogadores de Futebol no Brasil

Texto muito interessante de como os jogadores de futebol no Brasil se comportam e o quanto suas atitudes impactam diretamente no cotidiano de seus fãs e admiradores mais fanaticos.

Por: paulol Futeboll 28/03/2011 lAcessos: 51 Futebol de Rua

Artigo muito interessante sobre como o Futebol de rua influencia na vida de grandes craques e como esse ato aparentemente infantil acaba sendo a primeira forma de treinamento de muitos jogadores profissionais.

Por: paulol Futeboll 28/03/2011 lAcessos: 41 Ah, que vida difícil !!

Você acha sua vida difícil? Já olhou para o seu irmão que , na maioria das vezes, não tem sequer um pão? E a depressão, oq ue você acha então? Com ou sem razão, será falta de solidariedade com o seu irmão? Ou queres chamar a atenção? A saída da depressão, depende de nós mesmo? Ou não? Após uma breve análise, é importante ou não pensarmos na depressão?

Por: JORGE FLOQUETl Religião & Esoterismo> Evangelhol 25/05/2011 Copa das Confederações: o que é que a Bahia tem?

Será que as obras de infraestrutura para a Copa das Confederações na Bahia estarão prontas em tempo hábil? E Rio de Janeiro? Quem abrirá a competição: Rio ou Salvador? Quem perderá caso as obras não fiquem prontas em tempo hábil? O que leva um estadoa não ser competitivo nos requisitos necessários para sediar a Copa das Confederações?

Por: JORGE FLOQUETl Esportesl 13/05/2011 lAcessos: 15 Irmã Dulce: o anjo bom da Bahia!

Que bom que Irmá Dulce esteve entre nós. Podemos identificar um anjo entre nós? Como podemos contribuir para entender essa condição? Hoje, esse Espírito, ainda intercede pelos mais necessitados? Quando será a Beatificação de Irmã Dulce? Podemos qualificar as obras asistências de Irmã Dulce como às do início do Cristianismo?

Por: JORGE FLOQUETl Religião & Esoterismo> Religiãol 06/05/2011 lAcessos: 24 Bulling, uma semente do mal !

Até que ponto os país são os responsáveis pelas atitudes dos filhos? A família desequilibrada contribui com o Bulling? Os pais orecisam estar antenados em relação aos comportamentos "estranhos" dos filhos? Até que ponto os pais saberão quando seu filho estar praticando um cyberbulling?

Por: JORGE FLOQUETl Relacionamentos> Amizadel 29/04/2011 Geração de energia elétrica através de centrais nucleares: é segura?

A geração de energia elétrica através de centrais nucleares é segura? O que a conteceu em Fukushima? A engenharia japonesa tem competência para lidar com essa tecnologia? E a engenharia brasileira? A geração de energia elétrica deve ficar na mão da iniciativa privada ou do Estado? Você tem medo de central nuclear? É importante para qualquer nação que o número de centrais nucleares cresça? Qual o interesse que há por trás de tudo isso? Essa tragédia estava anunciada? Por quê ocorreu?

Por: JORGE FLOQUETl Tecnologia> Segurançal 01/04/2011 lAcessos: 105 Fato relevante neste carnaval - 2011 !

Que bom que isso aconteceu, em pleno carnaval! Excepcional e espetacular oportunidade criada pela política externa brasileira ! Que bom que aconteceu uma tomada de posição a favor da luz.

Por: JORGE FLOQUETl Notícias & Sociedade> Polítical 24/03/2011 lAcessos: 20 Japão: Esclarecimento!

O que aconteceu no Japão? Pode haver uma explicação? Pode um Espírito esclarecer ou mitigar os fatos acorridos? Por quê ocorrem os flagelos na humanidade? Por quê, logo o Japão com altíssima tecnologia, não pôde evitar o ocorrido? Deus é justo? Deus é fiel ?Por quê aconteceu essa catástrofe? E Jesus, o grande governador dessa morada, por quê não impediu essa tragédia? Por quê uns poucos, mesmo após alguns dias sobreviverão ao trágico acidente natural?

Por: JORGE FLOQUETl Religião & Esoterismo> Evangelhol 15/03/2011 lAcessos: 38 A força magnética!

Pela lei da física existe o campo magnético que, por sua vez, gera uma força magnética.É física. É ciência. É fato! No livro dos Espíritos na questão número 555, descreve muito bem a corelação entre a força magnética e o ser, enquanto, humano. Está lá. Quem souber, ter predisposição aliado ao interesse de evoluir, enquanto há possibilidade, este é o caminho. Não é salvação , é diferente, é evolução. Evoluir é melhorar. Compreender o processo da evolução é evoluir de forma sustentada.

Por: JORGE FLOQUETl Religião & Esoterismo> Evangelhol 16/06/2010 lAcessos: 377 Adicionar novo comentário Seu nome: * Seu Email: if($.cookie("screen_name")) { $('#not_logged_in').hide(); } Comentário: *   document.write(''); O código de verificação:* * Campos obrigatoriós Publicar

seus artigos aqui
é de graça e é fácil

Cadastro Menu do autor área do Autor Publicar Artigos Ver/Editar Artigos Ver/Editar P&R Editar Conta Perfil do autor Estatísticas RSS Builder Pessoal área do Autor Editar Conta Atualizar Perfil Ver/Editar P&R Publicar Artigos Perfil do Autor JORGE FLOQUET JORGE FLOQUET tem 24 artigos online Enviar mensagem ao autor Canal RSS Imprimir artigo Enviar a um amigo Re-publicar este artigo Categorias de Artigos Todas as Categorias Arte& Entretenimento Automóveis Beleza Carreira Casa & Família Casa & Jardim Ciências Crônicas Culinária Direito Educação Esportes Finanças Futebol Internet Literatura Marketing e Publicidade Negócios & Admin. Notícias & Sociedade Press Release Psicologia&Auto-Ajuda Relacionamentos Religião & Esoterismo Saúde Tecnologia Turismo e Viagem Futebol Necessita de ajuda? Fale Conosco FAQ Publicar Artigos Guia Editorial Blog Links do Site Artigos Recentes Autores Populares Artigos Populares Encontrar Artigos Sitemap Webmasters RSS Builder RSS Link a nós Informação Empresarial Anunciar O uso deste site constitui a aceitação dos Termos de Uso e da Política de Privacidade | O conteúdo publicado pelos usuários é licenciado sob Creative Commons License.
Copyright © 2005-2011 Ler e Publicar Artigos por Artigonal.com, todos os direitos reservados. Quantcast

View the original article here

NOTEBOOK

Related Posts with Thumbnails