O que é a Verdade (Jo 18,38)

O que é a Verdade (Jo 18,38) Artigonal.com - Diretório de artigos gratuitos Diretório de Artigos Gratuitos Porque publicar artigos? Autores Populares Artigos Populares  AResponde Publicar Artigos Login Login via Login via Facebook Cadastro Olá área do Autor Saír if($.cookie("screen_name")) { $('#logged_in_true li span').html($.cookie("screen_name").replace(/\+/g,' ')); $('#logged_in_true').css('display', 'block'); $('#top-authors-tab').css('display', 'none'); } else { $('#logged_in_false').css('display', 'block'); } Email
Senha
Salvar os dados
Esqueceu a senha?
Home > Religião & Esoterismo > Religião > O que é a Verdade (Jo 18,38) O que é a Verdade (Jo 18,38) Publicado em: 18/05/2011 |Comentário: 0 |

O que é a Verdade (Jo 18,38)

                     Durante exposição magistral do Professor Marco Antônio de Barros no programa LFG Convida, sobre o tema "a busca da verdade no processo penal", o eminente Mestre fez alusão ao interrogatório de Jesus por Pilatos, infere-se da explanação que ao ser questionado por Pilatos sobre o "que é a verdade?" (Jo 18,38), Jesus não saberia a resposta para aquela indagação e por isso não respondeu a Pilatos.

                    Todavia, em que pese a opinião do douto professor, não me parece essa a melhor leitura daquela cena, de fato, ao perquirir Jesus sobre o que seria a verdade, Pilatos não obteve resposta, o que não implica dizer que Jesus não a conhecia.

                    Antes de ousarmos responder o porquê da negativa de Cristo em responder a pergunta formulada por Pilatos, precisamos buscar a concepção de verdade, concepção essa apresentada com maestria pela filósofa Marilena Chaui, em seu livro intitulado "Convite à Filosofia" (Ed. Ática, São Paulo, 2000), que dedica um capítulo especial para apresentar as concepções de verdade, segundo a ilustre professora existiriam três concepções de verdade, sendo elas: a concepção dos gregos, a latina e a hebraica.

                     Na concepção grega, verdade se diz aletheia, significa não oculto, não escondido, assim, verdadeiro é o que se manifesta aos olhos do corpo. Em latim, verdade se diz veritas, refere-se à precisão, ao rigor e a exatidão de um relato, portanto, verdadeiro refere-se à linguagem enquanto narrativa fática. Por fim, na concepção hebraica, verdade se diz emunah e significa confiança, dessa forma, a verdade é a crença fundada na esperança e na confiança.

                       De posse dessas concepções de verdade e do Novo Evangelho é possível chegarmos a uma resposta para a grande indagação feita por Pilatos a Jesus, no Evangelho narrado pelo Apóstolo João, Jesus disse: "conhecereis a verdade e a verdade vos libertará"(Jo 8,32). Ainda, no mesmo Evangelho, Ele disse: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida" (Jo 14,6).

                           Portanto, a verdade para os homens pode parecer algo de difícil definição, há quem diga, inclusive, que não existira uma verdade, pois esta seria uma criação do intelecto, e sendo assim, existiriam inúmeras verdades, mas Jesus falava sobre a verdade como algo concreto e objetivo. Em João 17:17, ao falar de seu Pai, disse Ele: "tua palavra é a verdade". Ao contrário dos homens, Jesus ao definir a verdade o faz com fundamento na concepção hebraica do termo, que significa confiança em algo, Ele confiava em seu Pai, essa confiança em Deus representava para Jesus a verdade. 

                         Podemos concluir que para os Cristãos a verdade é a fé em Deus (Santíssima Trindade) e que Jesus não responde a Pilatos, pois este ao perquiri-lo queria uma resposta baseada na concepção grega de verdade (o que é possível ver, tocar, sentir), dessa forma a concepção de verdade de Jesus não iria satisfazer a curiosidade de Pilatos, pois como diria São João da Cruz "O que podemos conhecer de Deus são as pegadas de Sua ausência", não temos como afirmar a presença de Deus de maneira fática se considerarmos apenas a verdade como algo tangível, concreto, como manifestação perceptível aos olhos. Todavia, quando deixamos de considerar a  presença de Deus materializada, entendemos que o conceito de verdade consiste na esperança, na confiança e principalmente na fé que Jesus é a verdade.

                                   "Se você quer saber a verdade procure a resposta no seu dia-dia"

                                                                                                    Padre Marcelo Rossi

Retrieved from "http://www.artigonal.com/religiao-artigos/o-que-e-a-verdade-jo-1838-4785326.html" (Artigonal SC #4785326)

Clique aqui para re-publicar este artigo em seu site ou blog. É fácil e de graça! jose carlos rodrigues marques jose carlos rodrigues marques - Perfil do Autor:

Servidor Público Estadual

Formado em Direito pela FADIC  - Faculdade de Direito de Caratinga

Pós-graduando em Direito Tributário pela Universidade Anhanguera-UNIDERP

Perguntas e Respostas Pergunte nossos autores perguntas relacionadas a Religião... Pergunte 200 Letras sobrando O meu namorado mi deixou por causa que eu vou estudar de noite e ele de tarde e vai trabalhar de noite e dormi aos dias falou que isso nao ia da certo sera mesmo a verdade o que vc acha Gostaria de saber se o PL que altera o CTB mudar semana que vem e eu cometi uma infração de trânsito hoje, como demora pra emitir a penalidade, serei punida pela lei nova ou antiga. A nova é + severa Como funciona facemillion, o que e na verdade Avaliar artigo 1 2 3 4 5 Voto(s) 0 Voto(s) Feedback RSS Imprimir Email Re-Publicar Fonte do artigo: http://www.artigonal.com/religiao-artigos/o-que-e-a-verdade-jo-1838-4785326.html Palavras-chave do artigo: verdade jesus pilatos Artigos relacionados Últimos artigos de Religião Antonio Paiva Rodrigues Jesus Da Adolescência À Maturidade

Quem foi Jesus, chamado Cristo, o Messias? Até hoje milhões de cristãos de todas as religiões perguntam onde esteve ele durante os chamados 17 anos de sua vida desconhecida, e a resposta mais cômoda que conseguem obter é a de que o Mestre esteve trabalhando com seu pai José na carpintaria. Relatar tintim por tintim de sua ausência da vida pública, seria necessário escrever uma enciclopédia. Vamos ao fato: No novo “Nuctemeron” obra ditada pelo espírito de Apolônio de Tiana à conhecida médium inglesa Marjorie Livingstone prefaciada por Sir Arthur Conan Doyle, vemos que no Jesus carnal se encarnou o Cristo, o iniciado divino. O Iniciado Divino, o filho de Deus, realizou para vós essa Descida na Matéria, essa Ordália Perfeita, essa Oblata de si mesmo, esse sacrifício até a morte. O Iniciado Egípcio podia ver o Cristo 2.000 anos antes de ter Jesus nascido na Galiléia.

Por: Antonio Paiva Rodriguesl Direito> Doutrinal 19/08/2008 lAcessos: 3,529 lComentário: 14 Jesus - O Nosso Guia E Mestre

Jesus é o maior mestre da humanidade. Graças a ele temos um mundo de paz, de amor, de tranquilidade. Já imaginou uma terra sem os conhecimentos do nosso Mestre? Mas a sua história ainda é muito confusa. Aqui reuni alguns trechos de sua história.

Por: Henrique Pompilio de Araújol Religião & Esoterismo> Evangelhol 26/02/2010 lAcessos: 318 Rev. Jucelino Souza QUE É A VERDADE?

Você já ousou dar uma resposta sincera e honesta a esta pergunta? Você já fez esta pergunta a alguémcompetente o suficiente para respondê-la? Como seria a sua vida se não existisse a verdade?Neste post procuro refletir de forma ontológica a respeito da verdade. Uma outra abordagem desta temática seria de forma negativa, com os seguintes questionamentos: A mentira existe? Estamos seguros o suficiente para negarmos a não existência da mentira?

Por: Rev. Jucelino Souzal Religião & Esoterismo> Evangelhol 31/01/2011 lAcessos: 27 Os Maiorais Das Igrejas, Os Anciões E O Povo Mataram Jesus Cristo

A VERDADE NUA E CRUA E O MALDITO SENTIMENTO DE INVEJA

Por: Antonio Lourol Religião & Esoterismo> Evangelhol 25/12/2009 lAcessos: 115 Os Maiorais Das Igrejas, Os Anciães E O Povo Mataram Jesus Cristo

MOTIVO DA MORTE DE JESUS CRISTO FOI A INVEJA, QUE É UM SENTIMENTO PORCO E DE PORCO.

Por: Antonio Lourol Direitol 31/12/2009 lAcessos: 106 Johnny Torralbo Bernardo Jesus celebrou a Páscoa em uma quarta-feira?

Para satisfação dos adventistas, mas sem qualquer respaldo bíblico, o professor Colin Humphreys anunciou à Reuters (18) que a última ceia se deu em uma quarta-feira. Professor da Universidade de Cambridge, Humphreys se dedica ao estudo da "última semana" desde 1983 e teve apoio de um astronauta para reconstruir o calendário pré-exílico que, segundo eles..

Por: Johnny Torralbo Bernardol Religião & Esoterismo> Religiãol 21/04/2011 lAcessos: 21 Provas Da Existência De Jesus

Será que Jesus existiu mesmo? Temos algum documento fora da religião que pode provar este fato?

Por: Henrique Pompilio de Araújol Religião & Esoterismo> Religiãol 30/06/2009 lAcessos: 5,035 lComentário: 24 A Maçonaria

Esse testamento, não é dos seus bens terrenos, mas filosófico, no qual ele deve renunciar sua vida passada… Bibliografia:- Cartilha do Aprendiz -José Castellani – Ed. "A Trolha" – 1992.- O Aprendizado maçônico – Rizzardo da Camino – Ed. "A Trolha" – 1993.- O Aprendiz Maçom, As Benesses do Aprendizado Maçônico – Rizzardo da Camino -Ed. Madras – 2000.

Por: carlos martinsl Religião & Esoterismo> Religiãol 17/05/2011 A máfia evangélica e o neopentecostalismo

" Agora, pois, manda reunir-se a mim todo o Israel no monte Carmelo; como também os quatrocentos e cinqüenta profetas de Baal, e os quatrocentos profetas de Asera, que comem da mesa de Jezabel ". (1Reis 18:19) Quando os Homens param de acreditar em Deus, não é que não acreditem em nada: eles acreditam em tudo. (Humberto Eco)

Por: carlos martinsl Religião & Esoterismo> Religiãol 17/05/2011 Os anarquistas do universo

OS ANARQUISTAS DO UNIVERSO(TEXTOS BÍBLICOS: HEBREUS 10:25; ROMANOS 13:1; 1PEDRO 2:11-17; 2 PEDRO 2: 4-22.) Podemos dizer que a Anti-Filosofia também é uma Filosofia, tal como. esse Movimento sem Igreja, é uma Igreja, apenas usam uma Retória Sofista para enganar os menos esclarecidos.

Por: carlos martinsl Religião & Esoterismo> Religiãol 17/05/2011 Os sacripantas e o anacronismo cristão

" POIS TODAS AS NAÇÕES TEM BEBIDO DO VINHO DO FUROR DA SUA PROSTITUIÇÃO, COM ELEA SE PROSTITUIRAM OS REIS DA TERRA, SE ENRIQUECERAM A CUSTA DA SUA LUXÚRIA". (Apoc. 18:3)

Por: carlos martinsl Religião & Esoterismo> Religiãol 17/05/2011 Pós-modernidade e niilismo

o niilismo diz respeito à experiência que Nietzsche resumiu na idéia da morte de Deus.

Por: carlos martinsl Religião & Esoterismo> Religiãol 17/05/2011 A implantação do estado de excessão - parte 2

A VITÓRIA DA INTEGRAÇÃO E DO INTEGRALISMO DA POLÍTICA CIVIL E MILITAR.

Por: carlos martinsl Religião & Esoterismo> Religiãol 17/05/2011 A implantação do estado de excessão - parte 1

"NÃO IMPORTA A DIFERENÇA ENTRE A VERDADE E A MENTIRA. PARA ELES O QUE VALE É OS PLANOS E A QUE ELES FALAM E AFIRMAM, LOGO, NÃO EXISTE MÁGICA, NEM MILGRES SOCIAIS E POLÍTICOS".

Por: carlos martinsl Religião & Esoterismo> Religiãol 17/05/2011 A onu e a nova ordem mundial

DURANTE A MAIOR PARTE de sua existência a ONU cumpriu papéis que derivavam diretamente da ordem internacional resultante da Guerra Fria. Entre suas principais funções estava a de constituir um fórum de convivência pública entre as duas superpotências. Nele, os EUA e a URSS, diretamente ou por intermédio de seus aliados, protagonizaram a bipolaridade que caracterizou o período, vivendo momentos de rivalidade e confrontação, mas também de cooperação.

Por: carlos martinsl Religião & Esoterismo> Religiãol 17/05/2011 Adicionar novo comentário Seu nome: * Seu Email: if($.cookie("screen_name")) { $('#not_logged_in').hide(); } Comentário: *   document.write(''); O código de verificação:* * Campos obrigatoriós Publicar

seus artigos aqui
é de graça e é fácil

Cadastro Menu do autor área do Autor Publicar Artigos Ver/Editar Artigos Ver/Editar P&R Editar Conta Perfil do autor Estatísticas RSS Builder Pessoal área do Autor Editar Conta Atualizar Perfil Ver/Editar P&R Publicar Artigos Perfil do Autor jose carlos rodrigues marques jose carlos rodrigues marques tem 1 artigos online Enviar mensagem ao autor Canal RSS Imprimir artigo Enviar a um amigo Re-publicar este artigo Categorias de Artigos Todas as Categorias Arte& Entretenimento Automóveis Beleza Carreira Casa & Família Casa & Jardim Ciências Crônicas Culinária Direito Educação Esportes Finanças Futebol Internet Literatura Marketing e Publicidade Negócios & Admin. Notícias & Sociedade Press Release Psicologia&Auto-Ajuda Relacionamentos Religião & Esoterismo Saúde Tecnologia Turismo e Viagem Religião & Esoterismo Astrologia Evangelho Meditação Religião Necessita de ajuda? Fale Conosco FAQ Publicar Artigos Guia Editorial Blog Links do Site Artigos Recentes Autores Populares Artigos Populares Encontrar Artigos Sitemap Webmasters RSS Builder RSS Link a nós Informação Empresarial Anunciar O uso deste site constitui a aceitação dos Termos de Uso e da Política de Privacidade | O conteúdo publicado pelos usuários é licenciado sob Creative Commons License.
Copyright © 2005-2011 Ler e Publicar Artigos por Artigonal.com, todos os direitos reservados. Quantcast

View the original article here

NOTEBOOK

Related Posts with Thumbnails