Primeiros Socorros para Emergências Dentárias

Primeiros Socorros para Emergências Dentárias Artigonal.com - Diretório de artigos gratuitos Diretório de Artigos Gratuitos Porque publicar artigos? Autores Populares Artigos Populares  AResponde Publicar Artigos Login Login via Login via Facebook Cadastro Olá área do Autor Saír if($.cookie("screen_name")) { $('#logged_in_true li span').html($.cookie("screen_name").replace(/\+/g,' ')); $('#logged_in_true').css('display', 'block'); $('#top-authors-tab').css('display', 'none'); } else { $('#logged_in_false').css('display', 'block'); } Email
Senha
Salvar os dados
Esqueceu a senha?
Home > Saúde > Odontologia > Primeiros Socorros para Emergências Dentárias Primeiros Socorros para Emergências Dentárias Publicado em: 25/05/2011 | Dor  de  dente

Quando uma criança está com dor-de-dente, saiba que com o tempo, a tendência é piorar. Não dê alimentos doces.
Escove todos os dentes e também a região ao redor do dente dolorido com água morna. O uso do fio dental ajudará a higienização. Se não conseguir usar a escova. Limpe a região com gaze umedecida.
Não coloque comprimidos sobre o dente ou gengiva. Se o rosto está inchado, aplique compressa fria.
Um analgésico suave, que esteja acostumada a usar, poderá ser administrado, até que um horário possa ser agendado com odontopediatra.

Fratura Dentária

Remova a sujeira com água morna. Coloque compressas frias sobre o rosto na área da lesão. Guarde os fragmentos do dente, se possível, sob a língua, em copo de leite ou água.
Além da visível fratura do dente, o nervo pode também ter sido afetado. Um horário com odontopediatra deve ser agendado brevemente, para uma avaliação e tratamento da fratura e possível dano à polpa (vasos e nervos).

Avulsão Dental (Dente que sai ou cai do lugar)

Quando um dente permanente ou decíduo sofre um trauma e sai completamente da boca (avulsão), é essencial que um  profissional seja procurado imediatamente  para  assegurarmos a maior chance possível de salvarmos o dente.
1.) Fique calma. Desespero não melhorará a situação. Faça a criança morder gaze ou pano limpo para conter a hemorragia.
2.) Encontre o dente.
3.) Pegue o dente pela coroa. Não toque a raiz.
4.) A sujeira deve ser lavada em água corrente. Não esfregue o dente.
5.) Coloque o dente limpo se possível dentro do alvéolo. O lado côncavo do dente deve ser posicionado para dentro da boca. Se não for possível colocá-lo no alvéolo, coloque-o sob a língua da criança ou em um copo de leite ou  água fria.
6.) Leve a criança e o dente para o dentista imediatamente, após comunicá-lo do acidente.

Cortes e Sangramentos

Quando a criança se machuca e tem como resultado cortes e sangramentos, uma gaze ou tecido limpo deve ser colocado no local com pressão, para controlar o sangramento. Se não for contido em 15 minutos ou não puder ser controlado por simples pressão o dentista deve ser comunicado ou um pronto-socorro procurado imediatamente.

Intrusão

Ocorre em casos de trauma em que o dente entra dentro do osso, total ou parcialmente.
Este tipo de acidente ocorre mais frequentemente na arcada superior na faixa de 0 à 2 anos de idade ou mais tarde, em torno dos 7 anos.
Em 95% dos casos os dentes re-erupcionam ("nascem" novamente), podendo ocorrer uma erupção total ou parcial. O dente pode vir com a cor normal ou escurecida.
Procure o dente no local do acidente. Encontrando –o ou não, entre em contato imediatamente com a odontopediatra.

Possível Fratura de Mandíbula

Mais comum do que se imagina. Se houver suspeita de fratura, procure evitar que a mandíbula se movimente, usando uma toalha ou lenço. Ligue para o celular da odontopediatra que acompanha seu filho ou leve imediatamente para um pronto atendimento.

Aftas

Muitas "dores-de-dente", não são nada mais que aftas. Examine a mucosa e em caso de dúvida comunique-se com a odontopediatra para  mais informações e medicação. Muitas aftas de uma vez podem representar estomatite aftosa. Busque um odontopediatra imediatamente.

Espero ter esclarecido algumas questões, mas na dúvida procure um odontopediatra.

Retrieved from "http://www.artigonal.com/odontologia-artigos/primeiros-socorros-para-emergencias-dentarias-4816036.html" (Artigonal SC #4816036)

Clique aqui para re-publicar este artigo em seu site ou blog. É fácil e de graça! Doutora Carmem Silvia Doutora Carmem Silvia - Perfil do Autor:

Dra. Carmem Silvia

Dentista de Crianças em São Paulo. É a responável pela Clínica Amai Odontopediatria, uma clinica diferenciada, que trabalha como base os aspectos humanos de seus pacientes.

Veja mais artigos em meu site: www.clinicaamai.com.br

Perguntas e Respostas Pergunte nossos autores perguntas relacionadas a Odontologia... Pergunte 200 Letras sobrando Quais são os 3 mandamentos do socorrista Nestas ferias vou trabalhar para o modelo 3 meses onde vou descontar na situação de1º emprego e depois em setembro vou prosseguir para a Universidade. Quando acabar o curso vou ter de novo o1ºemprego? Pode ocorrer derrame pleural, devido aplicaçao do esclerosante etamolim na safena magna e parva.tive trombo mergulhante flutuante tendo que sofrer cirurgia de auto risco emergencia para retira trombo Avaliar artigo 1 2 3 4 5 Voto(s) 0 Voto(s) Feedback RSS Imprimir Email Re-Publicar Fonte do artigo: http://www.artigonal.com/odontologia-artigos/primeiros-socorros-para-emergencias-dentarias-4816036.html Palavras-chave do artigo: odontopediatria, prevencao, dor de dente, fratura dentaria, avulsao dental, corte, sangramento, intrusao, fratura de mandibula, aftas, crianca Últimos artigos de Odontologia Mais artigos por Doutora Carmem Silvia Ortodontia - Diastemas = Dentes Separados

Diastemas interdentários são espaços entre os dentes anteriores e/ou posteriores, provocando transtornos estéticos, funcionais emocionais. Podem ocorrer durante toda a vida, em cada idade pode ser normal, transitório ou decorrente de algum problema na oclusão.

Por: Luis Cesar Jum Motoyamal Saúde> Odontologial 25/05/2011 Doutora Carmem Silvia Atenção aos Primeiros Dentes Permanentes das Crianças

Os pais normalmente não percebem quando "nascem" os primeiros molares permanentes de seus filhos. Como a criança não tem habilidade perfeita para escovar, e muitas vezes não demonstra sintomas, é comum o primeiro molar permanente passar desapercebido.

Por: Doutora Carmem Silvial Saúde> Odontologial 25/05/2011 Doutora Carmem Silvia Determinação: a melhor solução para o hábito da mamadeira

Os pais não removem o hábito da mamadeira em bebês que tomam mamadeira de forma indiscriminada por insegurança, provinda da falta de orientação e incentivo. Já recebi casos em que o próprio pediatra disse, quando questionado pelos pais sobre quando e como remover o hábito:"mas coitadinha, tirar dela esse prazer?

Por: Doutora Carmem Silvial Saúde> Odontologial 25/05/2011 Chupar Chupeta e Dedos - Consequências e tratamentos

O hábito de sucção dá prazer e conforto para as crianças, relatos mostram fotos e ultrassonografias com os bebês realizando sucção dos dedos ainda na vida intra uterina. A amamentação materna alimenta e estimula um melhor desenvolvimento das estruturas cranio faciais e emocionais dos recém nascidos. Mas os hábitos de sucção de chupetase dedos provocam alterações bucais graves.

Por: Luis Cesar Jum Motoyamal Saúde> Odontologial 24/05/2011 Ortodontia- Dores de Cabeça - Stress e Ansiedade

Milhares de pessoas sofrem desse problema, e quando não encontram um solução, encontram um nome: "enxaqueca". Algumas dores de cabeça são tensionais, vão aumentando a cada dia, e sua frequência pode se tornar diária, e em alguns momentos analgésicos não funcionam mais. O sono é conturbado ou impossível!!! e acometem mais o sexo feminino.

Por: Luis Cesar Jum Motoyamal Saúde> Odontologial 23/05/2011 Ortodontia - Aparelhos Estéticos

Com o aumento de tratamentos em adultos, existe uma grande procura por aparelhos estéticos ou invisiveis. Como podemos realizar esses tratamentos com uma melhor aceitação dos pacientes.

Por: Luis Cesar Jum Motoyamal Saúde> Odontologial 22/05/2011 Odontologia

Diferente do que a maioria imagina, a odontologia não abrange apenas a arcada dentária, mas também todo o sistema estomatognático, que compreende a face, o pescoço e aí sim a cavidade bucal, abrangendo ossos, musculatura mastigatória, articulações, dentes e tecidos. Aos profissionais praticantes de Odontologia se dá o nome de Cirurgião Dentista.

Por: Artigos GEN William Girardil Saúde> Odontologial 20/05/2011 Dentistas em Goiânia

O Portal Saúde Goiás é um instrumento para buscas de Dentistas em Geral no Estado de Goiás de todas as especialidades, totalmente gratuito. Encontre: Cirugião Dentista, Implantodontista, Endodontista, Estetica, Ortodontista, Odontopediatra, e outros tudo em um so lugar acesse agora www.portalsaudegoias.com.br

Por: AVILTON OLIVEIERAl Saúde> Odontologial 19/05/2011 Doutora Carmem Silvia Atenção aos Primeiros Dentes Permanentes das Crianças

Os pais normalmente não percebem quando "nascem" os primeiros molares permanentes de seus filhos. Como a criança não tem habilidade perfeita para escovar, e muitas vezes não demonstra sintomas, é comum o primeiro molar permanente passar desapercebido.

Por: Doutora Carmem Silvial Saúde> Odontologial 25/05/2011 Doutora Carmem Silvia Determinação: a melhor solução para o hábito da mamadeira

Os pais não removem o hábito da mamadeira em bebês que tomam mamadeira de forma indiscriminada por insegurança, provinda da falta de orientação e incentivo. Já recebi casos em que o próprio pediatra disse, quando questionado pelos pais sobre quando e como remover o hábito:"mas coitadinha, tirar dela esse prazer?

Por: Doutora Carmem Silvial Saúde> Odontologial 25/05/2011 Doutora Carmem Silvia Quais os cuidados essenciais para termos crianças sem cáries

Conheça aqui os cuidados essenciais para deixar sua família longe das cáries…

Por: Doutora Carmem Silvial Saúde> Odontologial 06/04/2011 lAcessos: 32 Doutora Carmem Silvia Gengivite em Crianças e Adolescentes

Um dos problemas que mais contribui para esse quadro é a Gengivite em Crianças, e que infelizmente é cada vez mais comum. Vamos tratar de conhecer esse problema.

Por: Doutora Carmem Silvial Saúde> Odontologial 19/03/2011 lAcessos: 83 Doutora Carmem Silvia Cárie em Dentes de Leite

Neste artigo busco responder às dúvidas mais comuns dos pais em relação à cárie em Dentes de Leite. Desde a formação das cáries até o tratamento sem medo!

Por: Doutora Carmem Silvial Saúde> Odontologial 19/03/2011 lAcessos: 106 lComentário: 1 Doutora Carmem Silvia Medo de Dentista em Crianças

Do que a criança tem medo? Ou ainda, do que ela não gosta? Vamos pensar juntos, e resolver esse tema, que não pode ser um obstáculo para o tratamento do seu filho.

Por: Doutora Carmem Silvial Saúde> Odontologial 18/03/2011 lAcessos: 50 Doutora Carmem Silvia O Bruxismo em crianças

Quando os pais buscam solução para um problema dentário infantil por um odontopediatra, na maioria das vezes, não conseguem ver a abrangência do assunto. O Bruxismo é um caso clássico que vamos tratar.

Por: Doutora Carmem Silvial Saúde> Odontologial 18/03/2011 lAcessos: 53 Doutora Carmem Silvia Cárie de Mamadeira

Pais de bebês talvez não estejam cientes de que tão logo os "dentes de leite" apareçam na boca, eles estejam susceptíveis à cárie. No momento em que a cárie for percebida, já é tarde. Saiba mais para prevenir esse mal com a ajuda de um Odontopediatra.

Por: Doutora Carmem Silvial Saúde> Odontologial 15/03/2011 lAcessos: 44 Publicar

seus artigos aqui
é de graça e é fácil

Cadastro Menu do autor área do Autor Publicar Artigos Ver/Editar Artigos Ver/Editar P&R Editar Conta Perfil do autor Estatísticas RSS Builder Pessoal área do Autor Editar Conta Atualizar Perfil Ver/Editar P&R Publicar Artigos Perfil do Autor Doutora Carmem Silvia Doutora Carmem Silvia tem 9 artigos online Enviar mensagem ao autor Canal RSS Imprimir artigo Enviar a um amigo Re-publicar este artigo Categorias de Artigos Todas as Categorias Arte& Entretenimento Automóveis Beleza Carreira Casa & Família Casa & Jardim Ciências Crônicas Culinária Direito Educação Esportes Finanças Futebol Internet Literatura Marketing e Publicidade Negócios & Admin. Notícias & Sociedade Press Release Psicologia&Auto-Ajuda Relacionamentos Religião & Esoterismo Saúde Tecnologia Turismo e Viagem Saúde Medicina Medicina Alternativa Nutrição Odontologia Necessita de ajuda? Fale Conosco FAQ Publicar Artigos Guia Editorial Blog Links do Site Artigos Recentes Autores Populares Artigos Populares Encontrar Artigos Sitemap Webmasters RSS Builder RSS Link a nós Informação Empresarial Anunciar O uso deste site constitui a aceitação dos Termos de Uso e da Política de Privacidade | O conteúdo publicado pelos usuários é licenciado sob Creative Commons License.
Copyright © 2005-2011 Ler e Publicar Artigos por Artigonal.com, todos os direitos reservados. Quantcast

View the original article here

NOTEBOOK

Related Posts with Thumbnails