Traição

Eu tinha uma amiga de muitos anos. Passamos por afastamentos e aproximações, compartilhamos alegrias e tristezas. Há alguns meses, interessei-me por um rapaz, um conhecido nosso, e comecei um relacionamento. Ela me deu força.  Já me sentia apaixonada quando o namoro, de repente, acabou. Logo em seguida, comecei a achar que havia algo entre a amiga e ele. Perguntei, e ele negou veementemente. Mesmo assim, a desconfiança aumentou. Contratei um detetive, e a suspeita foi confirmada. Nunca vou me esquecer da sensação que tive ao ver aquelas fotos. Foi um misto de decepção, mágoa e raiva. Meu primeiro ímpeto foi contar para todos, para o marido dela, porém eu me contive. Sei que sentimentos de vingança não fazem bem, só que o desejo de magoá-la grita forte. O que fazer?

Amiga ela não é, fez pouco de você; ela é perversa, porque só o prazer a interessa. Quanto ao rapaz, não tem mais caráter do que a dita amiga. Foi infiel e desleal, mentiu. Você tem de se perguntar por que caiu na esparrela. Por que se tornou amiga de uma pessoa que um dia seria capaz de fazer o que fez. Talvez por ter confundido amizade e cumplicidade. Não são a mesma coisa. O fato de compartilhar alegrias e tristezas não é suficiente para caracterizar a amizade. Além de ser desinteressada, esta implica o desejo de contentar o amigo, e esse desejo prima sobre todos os outros. Também por isso, a amizade não é datada. Não é de ontem, de hoje ou de amanhã, ela é de sempre.

Esqueça os dois e dedique-se a você. Tire uma lição do que aconteceu e não dê ouvidos ao desejo de vingança, ou melhor, descubra sua origem para não se entregar a ele. Depois de ter contratado um detetive, procure um psicanalista e saia da bolha do ódio em que você se consome sozinha. Quanto antes, melhor.

O mais é deixar o tempo agir: ele cura todas as mágoas, ensinando a se resignar com a perda. A vida é feita de altos e baixos. Ou, como diz Chico Buarque, numa de suas canções, um dia chove e no outro bate sol.


View the original article here

NOTEBOOK

Related Posts with Thumbnails