A sustentabilidade começa quando nossa angústia se transforma em ação

A sustentabilidade começa quando nossa angústia se transforma em ação Artigonal.com - Diretório de artigos gratuitos Diretório de Artigos Gratuitos Porque publicar artigos? Autores Populares Artigos Populares  AResponde Publicar Artigos Login Login via Login via Facebook Cadastro Olá área do Autor Saír if($.cookie("screen_name")) { $('#logged_in_true li span').html($.cookie("screen_name").replace(/\+/g,' ')); $('#logged_in_true').css('display', 'block'); $('#top-authors-tab').css('display', 'none'); } else { $('#logged_in_false').css('display', 'block'); } Email
Senha
Salvar os dados
Esqueceu a senha?
Home > Negócios & Admin. > Gestão > A sustentabilidade começa quando nossa angústia se transforma em ação A sustentabilidade começa quando nossa angústia se transforma em ação Publicado em: 25/05/2011 |Comentário: 0 |

Antes de tratar dessa questão vamos refletir sobre a origem da palavra sustentabilidade.

 

O termo "sustentável" vem  do latim  sustentare, que significa sustentar, defender, favorecer, apoiar, conservar, cuidar.

O princípio da sustentabilidade, que por razões óbvias ganha cada vez mais dimensão,  aplica-se aos  empreendimentos, cidades,  e claro, toda extensão do planeta.

Por consciência, boa vontade e disposição do homem?

Claro que não! Os mais apaixonados até dirão que sim e ainda acreditam que mudarão o mundo e salvarão planeta.

Eu lamento dizer, mas não dá mais tempo. Poderemos salvar algumas coisas, contudo o preço que a humanidade pagará será muito alto.

Alguns talvez me chamem de pessimista, mas observe o seguinte: o mundo não tem mais onde colocar o lixo  e o homem  não tem encontrado solução.

Os rios estão cada vez mais poluídos, as fontes de água desaparecendo, e o homem não encontra solução.

O ar recebe a cada dia mais gases e particulas tóxicas. Solução? Por enquanto algumas medidas que não podemos nem chamar de paliativas.

Falávamos sobre isso e um amigo me disse: - Pelo amor de Deus, você só pega casos extremos. Diga algo mais fácil onde possamos agir!

Disse-lhe: -  Se eu  apontar algo mais fácil, mas muito mais simples, você resolve?

Naquele minuto de silêncio, pudemos ver as interrogações que saiam de sua cabeça e seu olhar engraçado de desconfiança.

Agoniado, pela espera, ele gritou: - Fala logo ou não tem argumento?

- Mosquito da dengue! Resolva essa "parada".

Se não somos capazes de evitar o acúmulo de água em pneus, garrafas, latas, e tantos "cacarecos" nos nossos quintais, vamos salvar o planeta?

Todos os anos é a mesma coisa. Equipes e mais equipes, batendo nas portas para vistoriar quintais. Pior, nas casas fechadas, abandonadas, esquecidas, elas não podem entrar sem uma medida legal. Vamos salvar o planeta?

Agimos mais para minimizar do que para prevenir. Cuidamos mal do próprio corpo, que é nossa primeira morada.

Para aqueles que acreditam em Deus ainda sobra a alma, para os que não acreditam não sobra nada!

Sustentabilidade tem que ser observada em todos os empreendimentos, pois tem  relação direta com a felicidade.

Felicidade tem a ver com qualidade de vida, e esta com nosso trabalho  e relações, então observe como ficaria  nossa vida se tudo que fizéssemos fosse:

ecologicamente correto economicamente viável socialmente justo culturalmente diverso

O esforço vale a pena, mas não é assim que agimos. Falamos sim, mas não fomos educados e pouco educamos para essa conduta. Recebemos algumas orientações e uma caixa com medidas paliativas e outra com desculpas. E assim seguimos.

Enquanto ouvia o depoimento da Professora Amanda Gurgel, na Assembléia legislativa do RN, pensava na contundência de suas palavras. Sua fala  também  alcança as  catástrofes que temos observado e que pouco tem sido feito.

Como só agimos nas crises, pouco pode-se remediar, então aprendamos com ela essa grande lição: "Precisamos transformar nossa angústia em ação".

A raíz está na  educação, que nos prepara  para a sustentabilidade.

 

Ivan Postigo

Diretor de Gestão Empresarial

Postigo Consultoria Comunicação e Gestão

Fones (11) 4526 1197 / (11) 9645 4652

www.postigoconsultoria.com.br

Twitter: @ivanpostigo

Skype: ivan.postigo

 

Nossas maiores conquistas não estão relacionadas às empresas que ajudamos a superar barreiras e dificuldades, nem às pessoas que ensinamos diretamente, mas sim àquelas que aprendem conosco, sem saber disso, e que ensinamos, sem nos darmos conta.

 

Retrieved from "http://www.artigonal.com/gestao-artigos/a-sustentabilidade-comeca-quando-nossa-angustia-se-transforma-em-acao-4816192.html" (Artigonal SC #4816192)

Clique aqui para re-publicar este artigo em seu site ou blog. É fácil e de graça! Ivan Postigo Ivan Postigo - Perfil do Autor:

Economista, contador, pós-graduado em controladoria pela USP. Vivência em empresas nacionais, multinacionais americanas e européia de lingotamento de aço, equipamentos siderúrgicos, retroescavadeiras e tratores agrícolas, lentes e armações de óculos, equipamentos de medição de calor, pilhas alcalinas, vestuários, refrigerantes, ferramentas diamantadas , cerâmicas, bebidas quentes, plásticos reciclados, hotelaria e injeção de plásticos. Executivo nas áreas fabril, administrativa/financeira, marketing e vendas. Escreve artigos com foco nos aspectos econômicos e de gestão das empresas para jornais e revistas. Desenvolve trabalhos como gerente consultor nas áreas mercadológica, contábil/financeira e fabril.

Perguntas e Respostas Pergunte nossos autores perguntas relacionadas a Gestão... Pergunte 200 Letras sobrando Sou de Vigia do fórum (func. Publ. Est.), entrei no dia 23 de abril de 1986, ja trabalhei armado, e em abril completo 25 anos na função, gostaria de saber se tenho direito a aposentadoria especial? Eu scidentei da coluna na firma e ate hj estou no inss acidente foi em 2000 e em 2005 ganhei direito de sequela definitiva e gozo auxilio acidente tinha 14 dias quando acidentei estou com essa causa Gostaria de saber como posso saber em sonhos quem é o meu amor nesta vida. Aquele que ficará comigo pra o resto da vida Avaliar artigo 1 2 3 4 5 Voto(s) 0 Voto(s) Feedback RSS Imprimir Email Re-Publicar Fonte do artigo: http://www.artigonal.com/gestao-artigos/a-sustentabilidade-comeca-quando-nossa-angustia-se-transforma-em-acao-4816192.html Palavras-chave do artigo: ivan postigo, sustentabilidade, educacao, escola, gestao, preservacao, ecologia, meio ambiente Últimos artigos de Gestão Mais artigos por Ivan Postigo Flavio Andrade Os criadores e transformadores de ideias: o Caso Google

É realmente incrível como jovens empreendedores no tempo do nosso século XXI se destacaram por suas ideias geniais que até hoje lhes rendem bilhões. Vamos citar o exemplo dos fundadores do Google: Larry Page, Sergey Brin e não tiramos o mérito de Eric Schmidt, diretor executivo da empresa, que também é co-responsável pelo capital acumulado pela organização.

Por: Flavio Andradel Negócios & Admin.> Gestãol 24/05/2011 Ivan Postigo Águas passadas não movem moinho

Pessoas fracassam, empresas quebram, e tudo poderia ter sido evitado.Aprenda, pois como dizia Bertrand Russel: "Por que cometer erros antigos se há tantos erros novos a escolher?"Aprender nos possibilita reconhecer, segundo as lições de Sócrates, que "sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância".Arrogantes, andamos em círculos, sem nos darmos conta que este é o caminho mais longo para o mesmo ponto.

Por: Ivan Postigol Negócios & Admin.> Gestãol 24/05/2011 Domingos Ricca O segredo das grandes Empresas Familiares

Em entrevista, o especialista em empresas familiares Domingos Ricca, fala sobre as grandes empresas de sucesso e as atitudes que devem ser tomadas para a expansão.

Por: Domingos Riccal Negócios & Admin.> Gestãol 23/05/2011 Ivan Postigo O pior atraso não é o tecnológico, mas o intelectual

"Já tentamos tudo, mas ninguém se importa." Conhece essa frase?Quando a questão não diz respeito às demais pessoas dá para entender, mas e quando isso os afeta, por que não se sensibilizam?

Por: Ivan Postigol Negócios & Admin.> Gestãol 22/05/2011 Lilian Bendilatti Dinâmica para trabalhar preconceito e exclusão

OBJETIVO: Trabalhar temas como: Preconceito, Exclusão Social, "Booling"(atitudes de chacota, piadinhas e agressões entre os indivíduos, principalmente observada nas escolas e nas relações de trabalho), Reforçar a Auto – Estima, Percepção de Padrões Energéticos Pessoais.

Por: Lilian Bendilattil Negócios & Admin.> Gestãol 20/05/2011 lAcessos: 16 Ivan Postigo Sangue na terra, Pátria, terra no sangue, Nação

Empregos, condição necessária para o desenvolvimento de um país. Emprego, não apenas como fato jurídico que configura a prestação de serviço de uma pessoa à outra, de forma contínua e remunerada. Essa condição deve fazer parte do conceito maior, definido pela palavra emprego: Aplicação.

Por: Ivan Postigol Negócios & Admin.> Gestãol 20/05/2011 O endomarketing

O texto traz, uma breve explanação sobre o conceito de endomarketing e sua aplicabilidade enquanto instrumento estratégico de satisfação dos empregados, a partir da pesquisa realizada com os clientes internos e externos nas empresas.

Por: Elaine Bomfiml Negócios & Admin.> Gestãol 20/05/2011 Anderson Domingos Berçário de novas idéias: O poder do design thinking na gestão de negócios

Todo mundo se pergunta qual é a mãe da criatividade, como elas são geradas e qual o DNA criativo para novas organizações para um mundo cada vez mais diferente plural e cheio de novas ameaças e oportunidades. Como nascem os Googles, as Apples, as Toyotas e o que fazem para continuarem a reproduzir esse gene criativo?

Por: Anderson Domingosl Negócios & Admin.> Gestãol 19/05/2011 Ivan Postigo Águas passadas não movem moinho

Pessoas fracassam, empresas quebram, e tudo poderia ter sido evitado.Aprenda, pois como dizia Bertrand Russel: "Por que cometer erros antigos se há tantos erros novos a escolher?"Aprender nos possibilita reconhecer, segundo as lições de Sócrates, que "sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância".Arrogantes, andamos em círculos, sem nos darmos conta que este é o caminho mais longo para o mesmo ponto.

Por: Ivan Postigol Negócios & Admin.> Gestãol 24/05/2011 Ivan Postigo O pior atraso não é o tecnológico, mas o intelectual

"Já tentamos tudo, mas ninguém se importa." Conhece essa frase?Quando a questão não diz respeito às demais pessoas dá para entender, mas e quando isso os afeta, por que não se sensibilizam?

Por: Ivan Postigol Negócios & Admin.> Gestãol 22/05/2011 Ivan Postigo Sangue na terra, Pátria, terra no sangue, Nação

Empregos, condição necessária para o desenvolvimento de um país. Emprego, não apenas como fato jurídico que configura a prestação de serviço de uma pessoa à outra, de forma contínua e remunerada. Essa condição deve fazer parte do conceito maior, definido pela palavra emprego: Aplicação.

Por: Ivan Postigol Negócios & Admin.> Gestãol 20/05/2011 Ivan Postigo Acorda Brasil – Onde nossa arte e cultura estiverem, estarão nossos produtos

Produtos são valorizados pelas marcas que ostentam, "produtos" das histórias que as criam.Nas raízes destas estão nossa arte e nossa cultura.Uma riqueza que vale milhões. Milhões de dólares e Euros.

Por: Ivan Postigol Marketing e Publicidade> Marketing Internacionall 18/05/2011 Ivan Postigo Engenharia do futuro e o apocalipse

Salvar baleias, golfinhos e tartarugas deixou de ser tema apenas de ativistas e começa a ganhar a dimensão necessária.A mensagem do planeta é muito simples: "integre-se ou desintegre".

Por: Ivan Postigol Negócios & Admin.> Gestãol 15/05/2011 Ivan Postigo O homem que parou o tempo

A vida do homem moderno o deixa cada vez mais sem tempo...Verdade? Por quê?No campo o homem acordava com as galinhas e dormia com os pássaros, será esse o segredo?

Por: Ivan Postigol Negócios & Admin.> Gestãol 14/05/2011 Ivan Postigo Ninguém precisa aceitar conselhos e orientações, apenas aguentar as consequências

Você trabalha em uma empresa onde todos têm razão, mas ninguém age ou toma decisão. Acertei?! Era só um exemplo para continuar a conversa, não tinha essa intenção, não!Anda pensativo, já não sabe mais o que fazer?

Por: Ivan Postigol Negócios & Admin.> Gestãol 13/05/2011 Ivan Postigo Bosempo Basem, a redescoberta da pólvora

A conquista tem se mantido no campo das transações comerciais, com a ocupação de mercados e não de territórios. Os recursos são os produtos, com suas marcas e preços atrativos. Revolucionários em alguns momentos, resultado dos avanços tecnológicos, questionados em outros, pela manipulação do câmbio pelos governos e pelas desigualdades trabalhistas.

Por: Ivan Postigol Negócios & Admin.> Gestãol 11/05/2011 Adicionar novo comentário Seu nome: * Seu Email: if($.cookie("screen_name")) { $('#not_logged_in').hide(); } Comentário: *   document.write(''); O código de verificação:* * Campos obrigatoriós Publicar

seus artigos aqui
é de graça e é fácil

Cadastro Menu do autor área do Autor Publicar Artigos Ver/Editar Artigos Ver/Editar P&R Editar Conta Perfil do autor Estatísticas RSS Builder Pessoal área do Autor Editar Conta Atualizar Perfil Ver/Editar P&R Publicar Artigos Perfil do Autor Ivan Postigo Ivan Postigo tem 352 artigos online Enviar mensagem ao autor Canal RSS Imprimir artigo Enviar a um amigo Re-publicar este artigo Categorias de Artigos Todas as Categorias Arte& Entretenimento Automóveis Beleza Carreira Casa & Família Casa & Jardim Ciências Crônicas Culinária Direito Educação Esportes Finanças Futebol Internet Literatura Marketing e Publicidade Negócios & Admin. Notícias & Sociedade Press Release Psicologia&Auto-Ajuda Relacionamentos Religião & Esoterismo Saúde Tecnologia Turismo e Viagem Negócios & Admin. Administração Atendimento ao Cliente Ger. de Projetos Gerência Gestão Negócio de Casa Negócios Online Pequenas Empresas Vendas Necessita de ajuda? Fale Conosco FAQ Publicar Artigos Guia Editorial Blog Links do Site Artigos Recentes Autores Populares Artigos Populares Encontrar Artigos Sitemap Webmasters RSS Builder RSS Link a nós Informação Empresarial Anunciar O uso deste site constitui a aceitação dos Termos de Uso e da Política de Privacidade | O conteúdo publicado pelos usuários é licenciado sob Creative Commons License.
Copyright © 2005-2011 Ler e Publicar Artigos por Artigonal.com, todos os direitos reservados. Quantcast

View the original article here

NOTEBOOK

Related Posts with Thumbnails